Minas e Bahia fecham o circuito rumo ao II BlogProg#

por Sulamita Esteliam

Minas Gerais e Bahia fecham o circuito de encontros estaduais preparatórios ao 2º Encontro Nacional de Blogueiros, que acontece semana que bem, de 17 a 19, em Brasília – aqui a programação. Aliás, que ainda não se inscreveu para o nacional é bom se apressar: o prazo é segunda-feira, 13; clique no baner do encontro, na coluna à direita que você chega lá. Os encontros nos estados vizinhos serão abertos nesta sexta, 10, às 18 horas, e prosseguem ao longo do sábado.

Em pauta, a blogosfera e a democracia nas comunicações: novas midias, velha mídia, liberdade de imprensa e de expressão, comunicação como direito humano, PNBL – Plano Nacional da Banda Larga. Ou, como bem definiu Altamiro Borges, do Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé, no I Encontro de Blogueiros de Pernambuco, “o que nos une” – aqui, neste blogue.

O Bloguemus Quae Sera Tamen – nada mais a cara de Minas: tarda mas não faia – se realiza no auditório da Fecomércio-MG, no centro de Belo Horizonte, Rua Curitiba, 651. Eduardo Guimarães, do Blog Cidadania e Renato Rovai, do Blog do Rovai, ambos de São Paulo; mais Sérgio Telles, da Rede Liberdade-RJ e blogue Opiniões são alguns dos convidados que estarão na abertura. Cinthia Semíramis, professora e feminista e Túlio Vianna, advogado – ambos blogueiros de Beagá, também participam das mesas, dentre outros. Confira a programação completa.

O BlogProgBahia terá Paulo Henrique Amorim, do Conversa Afiada, na abertura, no Hotel Fiesta, em Itaiguara, Salvador. Altamiro Borges, Blog do Miro – SP, Sérgio Telles, a jornalista Paula Marcondes, da Rede Liberdade SP e o ator José de Abreu debatem Militância Digital no sábado. O professor Marcos Dantas, de Comunicação na PUC-Rio também é convidado – para debater Banda Larga, dentre outros. Eis a programação.

****************************************

Este ano já foram realizados 11 encontros estaduais de blogueiros progressistas e mídias sociais no país, reunindo 1.460 pessoas, segundo dados oficiais. Pernambuco é o maior em número de participantes, até agora: 310 – a estimativa desta blogueira errou por 60.

O Espírito Santo cancelou o encontro, que aconteceria no primeiro fim de semana deste mês: problemas estruturais e políticos, digamos, puxaram o tapete da organização – tipo em cima da hora – que o diga Fernanda Tardin – facebook.com/fernanda.tardin -, uma valorosa militante das boas causas. O Maranhão também não conseguiu viabilizar o encontro.  O Distrito Federal, envolto na organização do Encontro Nacional, ficou nele.

Os números contabilizados pela Comissão Organizadora do Encontro Nacional, até hoje, são os seguintes:

Amazonas – 130 participantes

Ceará – 230 participantes

Mato Grosso – 70 participantes

Pará – 40 participantes

Paraíba – 130 participantes

Paraná – 40 participantes

Pernambuco – 310 participantes

Rio Grande do Sul – 160 participantes

Rio de Janeiro – 200 participantes

Rio Grande do Norte – 30 participantes

São Paulo – 120 participantes

Total em 11 Estados: 1460 participantes

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s