por Sulamita Esteliam
Sob ataque de colunistas da mídia venal, e alvo de intrigas travestidas de informação, jornalistas independentes, blogueir@s e ativistas digitais se reúnem em Belo Horizonte no próximo final de semana, de 20 a 22 de maio, para seu 5º Encontro Nacional. O tema desta edição é #MenosÓdioMaisDemocracia, e se refere ao golpe em curso no País.
O #5BlogProg acontece no Othon Palace Hotel, à Av. Afonso Pena, 1050, centro de Beagá, e terá transmissão ao vivo pela TVT, que pode ser acompanhada via sítio do Barão de Itararé. Um ato político pela democracia e contra o golpismo midiático abre o evento, à partir das 18:00 horas da sexta-feira, 20.
No sábado, as forças políticas e a democratização da comunicação estão em pauta, bem como mídia e democracia no Continente.
Sábado passadp, O Globo publicou matéria anunciando “corte de verbas” para os “blogs e sites opinativos”, que eles chamam de “pró-governo”, denuncia Miguel do Rosário, de O Cafezinho.
Ontem, no Twitter, o jornalista Jorge Bastos Moreno, colunista do jornal carioca aprofunda o achaque. O próprio Miguel do Rosário usa seu perfil no Facebook para respondê-lo (ao lado).
Pensar pequeno não justifica calúnia.
Lamentável que um jornalista de tão vasta experiência, e que tem em seu currículo o assessoramento do deputado Ulysses Guimarães (PMDB), o “senhor Constituinte”, se preste ao papel de intrigueiro.
No mínimo é leviano, acusar os blogues de trocarem apoio por verba publicitária.
Até porque, a mídia convencional, que paga o salário de Bastos Moreno, enche as burras com dinheiro público. Apesar disso, capitaneou o golpe, e hoje lambe as botas dos usurpadores do voto popular.
Naturalmente que ele se refere aos blogues famosos, como o do próprio Cafezinho, Conversa Afiada e que tais, que têm milhares de seguidores, e são mídia a ser considerada. Ou dinheiro público só é legítimo para a mídia golpista?
No entanto, blogues anões, como este A Tal Mineira, jamais receberam um centavo de publicidade de qualquer natureza. Sobrevive pelo esforço voluntário de seus autores, como esta velha escriba – e eventual ajuda de amigos em viagens para eventos como o próprio Encontro de Blogueiros.
Desta vez, por exemplo, o trecho do voo de retorno para o Recife contou com auxílio luxuoso da amiga-irmã, jornalista Eneida da Costa. Em edições anteriores, outras pessoas contribuíram.
O problema do jornalista é deixar-se contaminar pelos interesses de seus patrões. Tal atitude só contribui para a crescente falta de credibilidade não só da imprensa como do profissional, o trabalhador, enfiado no mesmo balaio das penas de aluguel, ainda que cumpra seu dever de informar.
Não é à toa que os trabalhadores da TV Globo, por exemplo, sequer podem cobrir manifestações sem que sejam hostilizados, e isso ocorre nos sete cantos do país. No domingo, por exemplo, a equipe de reportagem da Globo Minas precisou de escolta para deixar a Praça da Liberdade, onde havia protesto contra o golpe.
Eis a íntegra da programação do #5BlogProg:
SEXTA-FEIRA – 20
18h – Abertura e apresentação da dinâmica do evento
19h – Ato político em defesa da democracia e contra o golpismo midiático
SÁBADO – 21
9h – Debate: As forças políticas e a democratização da comunicação
14h – Rodas de conversa e troca de experiências sobre a blogosfera e o ativismo digital
17h – Debate: O crime de Mariana e o papel da mídia
19h – Reunião dos estados
21h – Atividade cultural
DOMINGO – 22
9h – Aprovação da Carta de Belo Horizonte e eleição da Comissão Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais
13h – Encerramento do #5BlogProg
****************
Postagem revista e atualizada dia 17.05.2016, às 9:48 horas: inclusão da palavra independentes no primeiro parágrafo, só para clarear, hehe…; substituição de palavras repetidas em diferentes parágrafos.

Um comentário