por Sulamita Esteliam
A presidenta legítima, Dilma Vana Rousseff, afastada pelo golpe em curso no País, é a convidada de honra para o ato de abertura do 5º Encontro Nacional de Blogueir@s que começa nesta sexta-feira, 20, às 18:00 horas e vai até o domingo 22, no Othon Palace, no Centro de Belo Horizonte. Dilma é esperada por volta das 19:00 horas. O evento vai ser transmitido ao vivo pela TVT, e pode ser a acompanhado no sítio do Barão de Itararé.
Diferentemente do que este blogue divulgou, a partir de informações divulgadas na rede pela Frente Brasil Popular, em nota, e pelo PT Estadual, em meme, ela não participa da manifestação #ForaTemer, transferida da quinta-feira para hoje, em função da sua presença na cidade. Noticia publicada no sítio do partido dá conta de que a Marcha é que irá ter com a presidenta no local do #5BlogProg.
“A marcha sairá da Praça Afonso Arinos, com concentração às 17h, e seguirá pela av. Afonso Pena até o Othon Hotel, onde fará uma saudação à presidenta. De lá, a marcha segue até a Ocupação da Funarte onde, às 20h, haverá o Abraçasso do Coletivo de Mulheres e Cultura em homenagem a ex-ministra Nilma Lino Gomes.”
Os ex-presidentes Lula, do Brasil e José Mujica do Uruguai, e a ex-presidenta Cristina Kirchner, da Argentina, debatem a Democracia na América Latina, no sábado pela manhã. Blogueiros e blogueiras de todo o país, estrelas precursoras do movimento de blogueir@s independentes conduzem roda de diálogos sobre blogosfera alternativa e ativismo digital na tarde do sábado. A programação completa segue mais abaixo.
Conforme A Tal Mineira publicou anteriormente, o #5BlogProg acontece sob apesar do ataque da mídia venal e do desgoverno golpista Temer. A última é a retirada do patrocínio de R$ 100 mil da Caixa Econômica Federal ao evento, divulgado euforicamente pelo PIG.
Parece que o governo usurpador não gostou do tema do encontro: #MenosÓdioMaisDemocracia.
Segundo informa o blogueiro Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania, Temer teria recuado ao ser informado de que o cancelamento do acordo de patrocínio caracteriza quebra de contrato e poderia gerar ônus para a Caixa. Então, voltou atrás na decisão, mas condiciou a liberação dos recursos à confirmação de que não se trata de “evento político”.
Censura prévia e/ou chantagem? Qualquer que seja a resposta, não surpreende, apenas reforça o modus operandi da turma que tomou de assalto o poder.
Esta escriba repete o que já afirmou ene vezes: no que diz respeito à publicidade, A Tal Mineira, pode falar com desassombro, até porque é um blogue anão: jamais recebeu um centavo de publicidade governamental, em qualquer nível, ou mesmo privada.
Assim, a exemplo do que diz Fernando Brito, do Tij0laço, “tem toda legitimidade” para falar – na verdade perguntar: haverá cortes de patrocínio do Governo Federal e das empresas estatais também para seminários do Instituto de Direito Público, do ministro do STF, Gilmar Mendes? E para o Instituto Milenium tucano, como lembra Edu Guimarães?
O Movimento Nacional de Blogueiros nasceu com o nome “progressistas”, em meados de 2010, quando foi realizado o primeiro encontro, em São Paulo. Foi tal a repercussão do evento, em ano eleitoral, que o então prefeito de São Paulo, e eterno candidato a presidente, José Serra, cravou o epíteto “sujos”.
Esta reles escriba ainda não era blogueira, apenas ativista digital, além de colaboradora eventual em sítios alternativos como Carta Maior e La Insígnia. Mas saiu do #IBlogProg com o “compromisso” de criar um blogue, e assim fez.
A Tal Mineira nasceu no dia 11 de setembro daquele mesmo ano, com o propósito de ser uma trincheira pelo direito à verdade dos fatos, o direito à opinião e à comunicação como instrumento de cidadania. Esteve presente em todas as edições do encontro, exceto o terceiro, realizado em Salvador, em 2012, a partir do qual passou a acontecer a cada dois anos – aqui, aqui e aqui.
A quinta edição tem parceria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Minas Gerais.
A Comissão Nacional de Blogueiros, eleita a cada evento com a missão de organizar o encontro. Este ano, além da busca de patrocínios nos setores estatal e privado, usou o crowfunding, via Catarse, para financiar caravanas de ativistas país afora, sem recursos para se deslocar para local do evento e se manter nos dias dos trabalhos.
O Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, que agrega centenas de comunicadores de todo o Brasil, coordena a organização do encontro sem grandes recursos, num esforço sem tamanho.
A Comissão de Blogueir@s define como toca banda toca a banda de cá:
“Nós blogueiros, jornalistas independentes e ativistas digitais produzimos uma comunicação livre de amarras mercadológicas, que aposta no jornalismo cidadão. Damos voz e vez a grupos sociais que são historicamente criminalizados pela mídia tradicional.”
Os blogues maiores se cotizam, num processo colaborativo, para produzir reportagens investigativas de interesse local, regional e nacional.
Confira a programação do #5BlogProg
SEXTA-FEIRA – 20
18h – Abertura e apresentação da dinâmica do evento
19h – Ato político em defesa da democracia e contra o golpismo midiático
SÁBADO – 21
9h – Debate: As forças políticas e a democratização da comunicação
14h – Rodas de conversa e troca de experiências sobre a blogosfera e o ativismo digital
17h – Debate: O crime de Mariana e o papel da mídia
19h – Reunião dos estados
21h – Atividade cultural
DOMINGO – 22
9h – Aprovação da Carta de Belo Horizonte e eleição da Comissão Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais
13h – Encerramento do #5BlogProg