5º Encontro de Blogueir@as começa nesta sexta, com a presença de Dilma

banner5blogprogbarao-490x245por Sulamita Esteliam

A presidenta legítima, Dilma Vana Rousseff, afastada pelo golpe em curso no País, é a convidada de honra para o ato de abertura do 5º Encontro Nacional de Blogueir@s que começa nesta sexta-feira, 20, às 18:00 horas e vai até o domingo 22, no Othon Palace, no Centro de Belo Horizonte.  Dilma é esperada por volta das 19:00 horas. O evento vai ser transmitido ao vivo pela TVT, e pode ser a acompanhado no sítio do Barão de Itararé.

Diferentemente do que este blogue divulgou, a partir de informações divulgadas na rede pela Frente Brasil Popular, em nota, e pelo PT Estadual, em meme, ela não participa da manifestação #ForaTemer, transferida da quinta-feira para hoje, em função da sua presença na cidade. Noticia publicada no sítio do partido dá conta de que a Marcha é que irá ter com a presidenta no local do #5BlogProg.

“A marcha sairá da Praça Afonso Arinos, com concentração às 17h, e seguirá pela av. Afonso Pena até o Othon Hotel, onde fará uma saudação à presidenta. De lá, a marcha segue até a Ocupação da Funarte onde, às 20h, haverá o Abraçasso do Coletivo de Mulheres e Cultura em homenagem a ex-ministra Nilma Lino Gomes.”

Os ex-presidentes Lula, do Brasil e José Mujica do Uruguai, e a ex-presidenta Cristina Kirchner, da Argentina, debatem a Democracia na América Latina, no sábado pela manhã.  Blogueiros e blogueiras de todo o país, estrelas precursoras do movimento de blogueir@s independentes conduzem roda de diálogos sobre blogosfera alternativa e ativismo digital na tarde do sábado. A programação completa segue mais abaixo.

Conforme A Tal Mineira publicou anteriormente, o #5BlogProg acontece sob apesar do ataque da mídia venal e do desgoverno golpista  Temer. A última é a retirada do patrocínio de R$ 100 mil da Caixa Econômica Federal ao evento, divulgado euforicamente pelo PIG.

Parece que o governo usurpador não gostou do tema do encontro: #MenosÓdioMaisDemocracia.

Segundo informa o blogueiro Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania,  Temer teria recuado ao ser informado de que o cancelamento do acordo de patrocínio caracteriza quebra de contrato e poderia gerar ônus para a Caixa. Então, voltou atrás na decisão, mas condiciou a liberação dos recursos à confirmação de que não se trata de “evento político”.

Censura prévia e/ou chantagem? Qualquer que seja a resposta, não surpreende, apenas reforça o modus operandi da turma que tomou de assalto o poder.

Esta escriba repete o que já afirmou ene vezes: no que diz respeito à publicidade, A Tal Mineira, pode falar com desassombro, até porque é um blogue anão: jamais recebeu um centavo de publicidade governamental, em qualquer nível, ou mesmo privada.

Assim, a exemplo do que diz Fernando Brito, do Tij0laço, “tem toda legitimidade” para falar –  na verdade perguntar: haverá cortes de patrocínio do Governo Federal e das empresas estatais também para seminários do Instituto de Direito Público, do ministro do STF, Gilmar Mendes? E para o Instituto Milenium tucano, como lembra Edu Guimarães?

patrocinio gilmar instituto-millenium

O Movimento Nacional de Blogueiros nasceu com o nome “progressistas”, em meados de 2010, quando foi realizado o primeiro encontro, em São Paulo. Foi tal a repercussão do evento, em ano eleitoral, que o então prefeito de São Paulo, e eterno candidato a presidente, José Serra, cravou o epíteto “sujos”.

Esta reles escriba ainda não era blogueira, apenas ativista digital, além de colaboradora eventual em sítios alternativos como Carta Maior e La Insígnia.  Mas saiu do #IBlogProg com o “compromisso” de criar um blogue, e assim fez.

A Tal Mineira nasceu no dia 11 de setembro daquele mesmo ano, com o propósito de ser uma trincheira pelo direito à verdade dos fatos, o direito à opinião e  à comunicação como instrumento de cidadania.  Esteve presente em todas as edições do encontro, exceto o terceiro, realizado em Salvador, em 2012, a partir do qual passou a acontecer a cada dois anos – aqui, aqui e aqui.

A quinta edição tem parceria do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de Minas Gerais.

A Comissão Nacional de Blogueiros, eleita a cada evento com a missão de organizar o encontro. Este ano, além da busca de patrocínios nos setores estatal e privado, usou o crowfunding, via Catarse, para financiar caravanas de ativistas país afora, sem recursos para se deslocar para local do evento e se manter nos dias dos trabalhos.

O Centro de Estudos de Mídia Alternativa Barão de Itararé, que agrega centenas de comunicadores de todo o Brasil, coordena a organização do encontro sem grandes recursos, num esforço sem tamanho.

A Comissão de Blogueir@s define como toca banda toca a banda de cá:

“Nós blogueiros, jornalistas independentes e ativistas digitais produzimos uma comunicação livre de amarras mercadológicas, que aposta no jornalismo cidadão. Damos voz e vez a grupos sociais que são historicamente criminalizados pela mídia tradicional.”

Os blogues maiores se cotizam, num processo colaborativo, para produzir reportagens investigativas de interesse local, regional e nacional.

 

Confira a programação do #5BlogProg

SEXTA-FEIRA  – 20

18h – Abertura e apresentação da dinâmica do evento

19h – Ato político em defesa da democracia e contra o golpismo midiático

SÁBADO – 21

9h – Debate: As forças políticas e a democratização da comunicação

14h – Rodas de conversa e troca de experiências sobre a blogosfera e o ativismo digital

17h – Debate: O crime de Mariana e o papel da mídia

19h – Reunião dos estados

21h – Atividade cultural

DOMINGO – 22

9h – Aprovação da Carta de Belo Horizonte e eleição da Comissão Nacional de Blogueiros e Ativistas Digitais

13h – Encerramento do #5BlogProg

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s