por Sulamita Esteliam
Enfim, consigo conectar-me à Internet, depois de 12 horas de tentativas infrutíferas. E olha que estou em São Paulo, a meca financeira e tecnológica deste nosso Brasil. E num hotel tipo quatro estrelas, mas que usa rede terceirizada e cobra, caro, para cedê-la (a rede 3G que uso no celular, também está capenga).
Larguei para lá, acreditando que fosse congestionamento de rede. Dormi o sono dos justos e, agora de madrugada, ocorreu-me recorrer ao fabricante do computador. Pronto, incompatibilidade corrigida. Melhor assim. Já estava a ponto de adotar o bordão catastrofista #imaginanacopa!
Vim para o Encontro de Blogueiros e Ativistas Digitais, “sujos”. É a quarta edição do #BlogProg, desde 2010. A inaugural também foi na capital paulista, a segunda em Brasília e a terceira, a que não consegui chegar pois confundi o horário, sério!, e perdi o vôo, em Salvador. Lá se decidiu que passaria a ser a cada dois anos, e aqui estamos.
Espera-se cerca de 500 blogueiros e blogueiras e que tais, do campo da esquerda, de todo o país. A exemplo do encontro de Brasília, Luiz Inácio Lula da Silva participa da abertura na manhã desta sexta-feira.
O ex-presidente vai tratar de temas como o papel da mídia tradicional, as eleições 2014 e a importância do ativismo digital – aqui, no sítio do Centro de Estudos Midiáticos Barão de Itararé, que nos agrega a todos.
A programação é vasta, centrada no debate da mídia, poder e contrapoder na América Latina, a necessidade de democratização do setor aqui, o papel da juventude e a força das novas mídias sociais, troca de experiências sobre a blogosfera e o ciberativismo.
O encontro vai até o domingo, 18, e traz ativistas e blogueiros convidados do Brasil e do mundo – clique para ver a programação. A atividade de encerramento se dá após discussão e aprovação da Carta de São Paulo, e definidos o local do próximo encontro e os rumos do Movimento Nacional de Blogueiros.
Quem quiser participar ainda pode se inscrever durante o credenciamento, na manhã desta sexta, 16, no Hotel Braston da Martins Fontes, 330, Consolação. A taxa é de R$50.
Um comentário