Ômicron é fruto da desigualdade, do racismo estrutural global

por Sulamita Esteliam

Vozes d’África se levantam para dizer o que a hipocrisia costuma esconder: o surgimento e a disseminação da Ômicron, nova cepa do Coronavírus, já velho, mas não cansado de guerra, é a desigualdade e do racismo estrutural, flagelos oriundos do umbigo do mundo.

Eis o ponto crucial.

“O surgimento dessa variante foi inevitável. Isso ocorreu devido à falta de vacinação e ao acúmulo de vacinas pelos países desenvolvidos.”

Palavras de Ayoade Olatunbosun-Alakija, porta-voz da Aliança Africana para a Distribuição de Vacinas, reportadas pela BBC Brasil, em entrevista publicada nesta segunda – link ao pé da postagem.

Sua voz tem ecoado há tempos sobre deixar a África de fora da partilha de imunizantes contra o vírus. Ela vai mais longe quando aponta o descaso e a discriminação para com o continente africano, o que tornou “inevitável” o surgimento da nova cepa:

“Era totalmente inevitável. Mas antes gostaria de dizer uma coisa: se a covid-19 que apareceu na China tivesse aparecido primeiro na África, não há dúvida de que o mundo teria trancado a África e jogado a chave bem longe.”

“Não haveria urgência em desenvolver vacinas porque seríamos dispensáveis. A África teria se tornado conhecida como o continente da covid-19.”

Em outras palavras, não adianta fechar fronteiras, criar e reproduzir vacinas se elas não alcançam todos os países igualmente, em quantidade, qualidade, urgência e celeridade.

O mundo é maior do que a Europa e os Estados Unidos.

Dados internacionais sobre vacinação Covid-19

Vacinação no mundo em 28.11.2021-

Cobertura vacinal em países da África

Um boa síntese nesse tuíte:

Clique para ler a íntegra da entrevista de Ayoade ao portal BBC Brasil.

Ainda sobre o assunto, e ainda com foco na discriminação, repercute fortemente artigo assinado pelos escritores José Eduardo Agualusa e Mia Couto, ambos africanos com origem portuguesa. Foi publicado originalmente no portal da revista Pública, em Portugal.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s