Eneida estreia na literatura infantil: alegorias em aventura ecologicamente fantástica

por Sulamita Esteliam

No mundo encantado das palavras, a inspiração pode vir da paisagem integrada ao cotidiano e/ou de uma travessura de tirar do sério a família, mas que resulta numa ideia para lá de criativa. Ou tudo isso junto.

É o caso da jornalista mineira Eneida da Costa, que estreia na Literatura com o livro Gabriela na Maravilhosa Serra do Curral, dedicado ao público infantil – uma boa surpresa para quem conhece a autora das lides profissionais e políticas.

O lançamento é no sábado 23, de 10h ao meio dia, no Sindicato dos Jornalistas de Minas Gerais, na capital, já presidido pela própria Eneida da Costa; com direito a pipoca e balões coloridos. A editora Literíssima, da também jornalista Leida Reis, assina a edição, ilustrada por Felipe Tognoli.

A Serra do Curral, sempre bela, é a visão do dia a dia da autora. Filha que é da cidade onde o horizonte é belo por natureza. É uma paixão, registre-se, que carrega preocupações ecológicas do presente e do futuro.

Certo dia, Eneida escreveu um texto a respeito, sem maiores pretenções. Enquanto escrevia, lembrou-se de uma travessura objeto da aflição familiar: a neta Gabriela, certo dia, juntou-se com outro bebê vizinho, com ele desceu as escadas do prédio, e sem que ninguém percebesse e os impedisse, de mãos dadas tomaram o caminho da padaria.

Isso mesmo! Tinham dois-três anos, a duplinha audaciosa e tudo a temer, inclusive a ladeira que se avolumava sobre eles, mas de mãozinhas dadas podiam tudo. Sorte é que foram reconhecidos, e barrados, já na rua da avó, pelo vizinho de frente do prédio que ela habita.

E a aventura ganhou a Serra, Gabriela e Pablo tornaram-se personagens, ganharam a companhia-símbolo do Quati, e as palavras correram soltas em alegorias em meio à fauna e flora que a ganância se empenha em dizimar.

Aventura ecologicamente fantástica.

Mas isso já faz um bom tempo. Fechado o computador, o texto ficou lá acumulando urgências e significados. Até que um dia a jornalista resolveu “limpar” o computador, e redescobriu a história; relendo viu que ali havia uma mensagem importante, essencial.

Buscou o parecer da Madu, a irmã escritora tantas vezes publicada, e premiada internacionalmente. E ela, que também é contadora de histórias, leu com gosto, e disse “sim, havemos uma bela história”.

E o livro brotou, vicejou, sob as bençãos da expertise e da cumplicidade fraterna – tão rara nesses tempos, assim como o cuidado com o meio ambiente.

– A história é rica em detalhes descritivos textuais e imagéticos. Viajei com Gabriela, Pablo e o Quati pela Serra do Curral dos sonhos. Nem parece uma principiante na arte da escrita literária infantil .

Palavras de Madu Costa.

E o que diz Eneida da Costa sobre a mensagem do livro que a traz para o lado de cá da escrita, a literária?

– É um lúdico pensar no que estamos fazendo com os nossos monumentos naturais e o que vamos deixar de herança para as gerações futuras. Serras ou fendas?

E o que a move a militar sem perder a ternura?

– Todas as manhãs, e sempre que saio à rua, a caminho de um destino qualquer, a Serra do Curral se impõe, enche meu coração de intenso sentimento e, invariavelmente me arranca suspiro: a Serra está linda hoje.

Amor e atitude, é o quanto basta. Todavia, vamos combinar que livro infantil é para quem tem coragem.

De fato, minha irmã de alma, amiga desde os tempos da faculdade, como boa ariana, escolheu a ousadia para aposentar-se da jornada de 40 anos de Jornalismo, com letra maiúscula, o que faz já no mês que vem. Outro mote: celebrar com estilo seus 70 anos de vida, no próximo 27 deste mês da mulher.

Bom dizer: não li o livro, ainda, e você pode imaginar que estou me coçando para tê-lo em mãos. Não pude viajar. Liguei para ela, que me ligou de volta e conversamos longamente, como sempre acontece. Perguntei sobre a ansiedade da estreia, ela respondeu com seu humor peculiar:

– Não estou ansiosa. Só quero que chegue logo o domingo.


SERVIÇO:

Lançamento do livro “Gabriela na Maravilhosa Serra do Curral”
23 de março de 2024 – das 10h às 12h
Local: Sindicato dos Jornalistas – Av. Álvares Cabral, 400 – Centro.
Aberto ao público
Preço do livro: R$ 55 – Disponível na Amazon ou pela página da Literíssima Editora: www.literissima.com.br
Contato da autora:  (31) 99825-4188 – também pelo WhatsApp. ou escreva para: gabriela.serradocurral@gmail.com

*******

Tive problemas com o sinal de internet nos últimos 10 dias, e digitar no celular é uma tortura que devo evitar. Daí a longa ausência. Grata pela compreensão.

*******

Postagem revista em 22.03.2024, às 13h28: correção de erro de ortografia no último parágrafo, com minhas desculpas.

2 comentários

Deixe uma resposta