Solidariedade e cidadania emocionantes

Por Sulamita Esteliam
Luiz Uzua, líder, foi o último dos 33 mineiros a deixar o refúgio - Portal Terra

Sob aplausos e ao som do Hino Nacional do Chile, o último dos 33 mineiros soterrados na mina de cobre e ouro no Deserto do Atakama, ao norte do país, Luiz Urzúa, saiu da cápsula de resgate, Fênix II, às 21:58 desta quarta-feira, 13.

Topógrafo, 54 anos, dois filhos, ele liderou o grupo dos mineiros durante os 69 dias em que ficaram presos a mais de 700 metros de profundidade. Resta a equipe de cinco socorristas.

Urzúa teve os pais sequestrados e mortos pela ditadura de Pinochet.

****************************************

Tive um dia difícil. Não pude acompanhar ao vivo todo o trabalho de resgate dos trabalhadores.  Só agora à noite me liguei no noticiário da TV e da rede.

Pelo portal Terra, pude ver a partir do resgate do 32º mineiro confinado, Ariel Tirona, o encarregado das comunicações com o exterior -entre sorrisos, abraços, lágrimas e aplausos: às 21:28.

Então, faltavam apenas um mineiro, Luis Urzúa Iribarre, que embarcou na cápsula às 21:45 – além da equipe de cinco socorristas. A Operação São Lourenço é um sucesso da tecnologia, do espírito solidário, e do senso de responsabilidade do governo chileno e dos empresários. Graças ao Pai Celestial.

A mina de San José não vai mais voltar a funcionar, pois este não é o primeiro desastre; é o que se deseja. Felizmente, desta vez, não custou vidas. Aliás, Urzua aproveitou a conversa com o presidente Sebastián Piñera para dizer: “Espero que isso nunca mais volte a acontecer”.

Solidariedade, cidadania e responsabilidade. Bonito ver a união do povo chileno em torno do resgate dos trabalhadores. Emocionante!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s