Um basta ao preconceito e à discriminação

Por Sulamita Esteliam
Recorte da capa do DP neste Finados: reação ao preconceito

A onda de preconceito, machismo, intolerância, racismo e xenofobia que grassou no tuíter, tão logo que se confirmou a eleição da primeira mulher brasileira à Presidência da República, mexeu com os brios do Brasil que se respeita.

Se você tiver estômago, clique aqui para ver, no You Tube o clipe de toda a baixaria.

No final da tarde de hoje, a OAB Pernambuco protocolou, no Ministério Público Federal, em São Paulo, pedido inicial de notícia-crime contra a estudante de Direito Mayara Petruso. A ação pode vir a incluir os internautas que aderiram às manifestações medonhas contra os nordestinos no microblogue. A irresponsabilidade da estudante já lhe custou o estágio no escritório de advocacia em que trabalhava.

***************************************

Um parêntesis e um mea culpa: esta reles blogueiras, que também tuíta (@sulaesteliam), chegou a entrar no início da refrega, mas recuou; assustada e envergonhada com o nível, que faz Hitler parecer inocente. Não fui adiante também porque estava à beira da exaustão – aliás continuo muito cansada, e com o pé no freio… Limitei-me a comentar no FB, no dia seguinte, a propósito de análise pertinente de Luiz Carlos Azenha, do Vi o Mundo.

Aliás, ele desmonta a fantasia, que alimenta o preconceito, de que não fosse o Nordeste, Dilma Roussef não teria vencido a eleição: O preconceito que se esconde por trás do mapa vermelho e azul.  Artigo do cientista político,  Marcos Coimbra, do Vox Populli, atesta: Dilma venceu nos dois Brasis, e teria ganho a eleição sem o Norte e o Nordeste. Está no Luiz Nassif On Line.

***************************************

Ainda na madrugada do dia 1º, tuiteiros do bem respondiam, indignados às postagem infelizes e, se me permitem, burras, metralhadas por Mayra Petruso. O assunto foi tratado logo pelo Pernambuco.com e foi reportagem de capa do Diário de Pernambuco da última terça (imagem).

Em uma das retranças, a OAB PE – Ordem dos Advogados do Brasil já anuncia que vai à  Justiça contra os internautas envolvidos na madrugada de horror. E o Gajop – Gabinete Jurídico das Organizações Populares informa que vai pedir providências à Secretaria Nacional de Direitos Humanos. A reportagem original está aqui.

**************************************

Brasileiros contra o preconceito é o mai novo perfil no Facebook. Confira e espalhe a ideia.

Mais sobre o assunto em Vi o Mundo, via CTB.

O blogue pernambucano Acerto de Contas, parte da demissão da estagiária. Reproduz, também, entrevistas que o presidente da OAB PE, Henrique Mariano, concedeu ao Correio 24 horas e ao Terra Magazine.

Nas entrevistas, Mariano lembra que o preconceito e a discrininação escancarados, agora, nas redes sociais não é fato isolado, mas precisam ser barrados: “Eu fico preocupado porque isso é recorrente, não é um fato isolado. Agora, acredito que isso representa a movimentação de uma parcela pequena da população. Eu acredito que seja uma movimentação de pessoas ignorantes, na essência da palavra, e covardes, porque, posteriormente, retiram suas identificações da rede social. Então, você vê que isso tem o objetivo de caluniar e difamar as pessoas que moram na região Nordeste. Isso não pode crescer. É o momento de as instituições reagirem, de efetivamente mostrarem que quem fizer será punido. A verdade é que as pessoas praticam esses atos delituosos na certeza de que não serão punidas.”

Blog do Rovai posta trechos da entrevista de Mariano ao repórter André Rossi, da Revista Fórum, no mote da notícia-crime. E também com a procuradora Regional da República em São Paulo, Janice Ascari, que encaminhou notificação contra a estudante, junto à Procuradoria da República SP , baseada no artigo XX da Constituição, que veda atos de racismo e discriminação. Clique aqui para conhecer, no blogue do Kiroshi, a Lei 7.716, de 1989, que regulamenta o artigo.

****************************************

Em outra postagem, Rovai, paulistano de raiz e sotaque, disseca o perfil da estudante Mayara Petruso: “A estudante é uma típica paulistana de classe média alta. Um tipo que não gosta de estudar, adora consumir e que considera nordestino um ser inferior. Nada mais comum em almoços de domingo nos ambientes dessa elite branca paulistana do que ouvir gente falando coisas semelhantes ao que escreveu Mayara Petruso na sua conta no tuiter. Na cabeça da menina, ela não deve ter falado nada demais. Afinal, é isso que deve ouvir desde criança entre familiares e amigos”.

E o Escrevinhador bota o dedo na ferida: Serra plantou o ódio, e o Brasil colhe preconceito (…)

****************************************

Delegacias de Crimes Eletrônicosclique aqui
SaferNet (ONG)http://www.safernet.org.br/site/denunciar
Procuradoria Geral da Repúblicahttp://www.pgr.mpf.gov.br/

3 comentários

  1. Uma salva de palmas à inteligência de nossa heroína!
    Depois de incitar o povo (os paulistas) a desmoralizar os nordestinos, ela nos aparece com uma medida de igual valor e intensidade para, dizendo um português claro, “tirar o dela da reta”.
    REALMENTE um pedido de desculpas pode remediar a merda feita.
    “A garota será alvo de duas ações: uma por racismo e outra por “incitação pública ao ato delituoso”. A primeira estipula pena de 2 a 5 anos de detenção, e a segunda, de 3 a 6 meses de reclusão ou multa. O crime de racismo é imprescritível e inafiançável.” (fonte: yahoo.com)

    VIVA MAYARA!!!
    “Fez merda irremediável? É só pedir desculpas” =D

  2. Que vão pro inferno todos os idiotas que discriminam os nordestinos, inclusive essa babaca xenofóbica que é a Mayara Petruso. E olha que a família da minha avó por parte de mãe é de descendência nordestina. É impressionante como pessoas preconceituosas só conseguem ser idiotas na maioria dos casos e não possuem nenhum senso de humildade, aliás, pessoas preconceituosas são ignorantes demais para ter carater, vergonha na cara, ou humildade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s