por Sulamita Esteliam

A jornalista Fabiana Veloso, das redes Mulheres em Comunicação e Mulher e Mídia, é uma das homenageadas neste sábado, 28. Ela recebe o Prêmio Leonilla Almeida, na cidade de Itabaiana (PB), “em reconhecimento às mulheres que tenham um trabalho voltado para a cidadania e pela defesa dos ditames da democracia e dos direitos humanos”.
Foi indicada pela Associação dos Amigos da Rainha do Vale do Paraíba. Justíssima homenagem, ecoam vozes da mulherada que acompanha o trabalho dela, dentre os quais, como presidente da Rádio Comunitária Zumbi dos Palmares. Talento, disposição e competência devem ser premiados, sempre.
Embora não esteja associada à data, é simbólico que a premiação se dê no Dia Internacional de Ação pela Saúde das Mulheres. Uma luta que visa a redução da mortalidade materna, evitável em 98% dos casos, e que, no Brasil, atinge, principalmente, a mulher pobre e negra – aqui, no sítio da Bamidelê – Organização das Mulheres Negras da Paraíba; e aqui, na Rede Feminista de Saúde.
***************************************
Jornalista formada pela UFPB, em 1996, Fabiana Veloso é fotógrafa e radialista, atuou por vários anos no fotojornalismo paraibano e integrou a diretoria do Sindicato dos Jornalistas do estado. Hoje, coordena a Comunicação da Abraço-PB – Associação Brasileira da Radiodifusão Comunitária na Paraíba, além de ser coordenadora-geral da Associação Cultural Posse Nova República em João Pessoa. Mulher multimídia, já fez teatro amador, e é membro da ABD – Associação Brasileira de Documentaristas na Paraíba.
A notícia da premiação de Fabiana Veloso me chega através da amiga Mabel Dias, também jornalista e blogueira, Senhora das Palavras, mulher atuante nas redes feministas e no movimento Católicas pelo Direito de Escolher, pela descriminalização do aborto. Informações postadas, originalmente pelo colega jornalista e blogueiro, Dalmo de Oliveira, do Direto do Sanhua.
Querida Sulamita. Fico muito lisonjeada e feliz com a postagem no seu Blog sobre a homenagem que recebi em Itabaiana. Agradeço seu carinho e a amizade que se forma pouco a pouco entre nós mulheres comunicadoras. Espero ter a oportunidade de retribuir. Beijos. Fabiana Veloso
Reconhecimento é de direito. Xêro
É Itabaiana da Paraíba e não Itabaiana Sergipe.
Faz sentido, embora a própria Fabiana não tenha questionado. Mas corrigi, obrigada.