Jogo em campo minado

por Sulamita Esteliam

Ando por demais aperriada para botar o dedo em vespeiro ou em borralho quente. Pero, há certas coisas que não permitem que fiquemos na janela esperando a banda passar. Não é para isso que se cria um blogue, que se pretende ativista.

Essa história das acusações contra o ministro dos Esportes, Orlando Silva é uma das tais circunstâncias. Desde sempre, me cheirou a chantagem ao governo com vistas a interesse sobre a Copa do Mundo. Basta somar 2 + 2.

Não é a primeira tentativa de colocá-lo, um ministro da base de apoio à esquerda – ele é do PCdoB -, como bola da vez. Faz parte do jogo que, desde o pontapé inicial, está fadado à prorrogação. É campo minado, ou o que no Nordeste se chama de “arrumadinho”. Mais um.

Cheguei a comentar isso em casa, com minha filha-caçula, que assistia ao JN, há cerca de uma semana, repercussão da capa de Veja, que eu chamo Oia! – de novo. E ontem, com meu companheiro: “Aí tem o dedo do Ricardo Texeira e que tais…”. Desnecessário nomeá-los.

Óbvio que se há malfeitos, que se investigue e se puna os culpados. Mas não se pode jogar titica no ventilador sem provas, e o ônus desta é de quem acusa. Tenha que coloração tiver.

****************************************

Não estou sozinha neste ponto de vista. E ontem a notícia bombou nas redes sociais e na blogosfera, a partir de um retuíter de Stanley Burburinho, antenado de primeira, publicado pelo Blog do Nassif: a Abril, que edita a Oia!, é “apoiadora oficial para mídia impressa” da Fifa, e assim aparece ao pé da página sobre a Copa do Mundo Brasil 2014 da entidade – clique para ver você mesmo.

Só não tive tempo de postar aqui. A Reuters, agência de notícias internacional, no mesmo dia, havia levantado a bola:  Governo vai recrudecer com Fifa e CBF, diz fonte. Como traduz o deputado Brizola Neto, em seu Tijolaço, ao comentar a matéria:

“Em tese, o enfraquecimento do governo, com as acusações ao Ministro do Esporte, facilita a imposição dos apetites leoninos da Fifa. E tira de cena as investigações sobre o presidente da CBF, Ricardo Teixeira.”

*******************************

Há quem – como o colega Ricardo Kotcho, que costumo tratar como mestre – , veja indícios fortes nas denúncias levantadas pela Oia!, a partir da boca de um escroque, repercutidas pela Globo, e depois investigada pela Folha de SP e outros diários. Em seu Balaio, ontem, o jornalista defendeu a saída do ministro.

Renato Rovai, da Fórum, classifica a reportagem como “oca”, comparando-a a outras criações da tal publicação que se diz revista. E ainda tem gente quer assina.

Eduardo Guimarães traz outra bomba, também relacionada à abril, a partir de afirmação do ator José de Abreu, que pipocou no Twitter: “Civita avisou ao PT que vai derrubar Dilma” .

Se Abreu consegue manter o emprego dele na plim-plim depois disso, é algo a se verificar mais adiante.

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s