MPF quer enquadramento do BBB global

por Sulamita Esteliam

Lembram-se do caso BBB 12? Pois bem, semana passada recebi, via Rede Mulher e Mídia, em mensagem de Bia Barbosa, do Coletivo Intervozes, notícia importante que não tive tempo de postar aqui. Faço-o, agora, porque tal informação precisa ser espalhada e comemorada: o Ministério Público Federal em São Paulo ajuizou ação civil pública contra a TV Globo e a União. Requer, com pedido de liminar, que a emissora não transmita durante o reality show cenas que possam sugerir, mesmo em tese, práticas de crimes. Viva!

A medida se aplica à TV aberta ou fechada ou qualquer outro meio. Quanto à União, o MPF pede que a Justiça Federal determine que a Secretaria de Comunicação Eletrônica do Ministério das Comunicações fiscalize o BBB.

Ninguém está acima da Lei, ou não teremos democracia.

Na última edição do programa cenas de um “suposto” estupro foram levadas ao ar, e acabaram nas redes sociais. Os movimentos sociais ligados aos direitos das mulheres e da comunicação como direito humano protestaram e encaminharam ao MPF SP abaixo-assinado pela responsabilização da Globo no episódio e pelo direito de resposta. A Rede Mulher e Mídia, representada pelo Coletivo Intervozes, encabeçou a representação – aqui e aqui, neste blogue.

A resposta veio agora. Em nota, MPF assinala que, apesar das declarações negativas dos participantes do reality envolvidos, a cena deu “margem a interpretações” de abuso sexual. “A ação civil visa tão somente a adequação do programa para impedir que cenas que dêem margem a interpretações do gênero aconteçam novamente, e, pior, sejam exibidas em qualquer modo de transmissão”, diz.

Aqui, no sítio do MPF, mais detalhes sobre o caso; que também está no Tela Viva, sítio especializado em comunicação.



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s