#3blogprog: ‘Grilos falantes’ em sinfonia pela liberdade de expressão

por Sulamita Esteliam
Mesa de abertura do III Blog Prog. Sentido horário: Paulo Salvador, CUT; Antônio do Carmo, representante da Secretaria de Comunicação BA; Tatiane Pires, blogueira RS, Altamiro Borges, Barão de Itararé e Blog do Miro, Márcio Pochman, Ipea; Nelson Breve, EBC e Emanoel Souza, CTB – fotos Manoel Porto

Que a blogosfera incomoda é desde sempre. Não é à toa que, já no I BlogProg, em São Paulo, fins de agosto de 2010, no ápice da campanha eleitoral mais PIG – Partido da Imprensa Golpista – de todos os tempos,  fomos taxados pelo lado de lá como blogueiros/as “sujos/as”. Mas, agora, sujou geral: de “chapa branca” e “correia de transmissão do governo” e coisas do gênero, nos metamoforseamos “insetos”, “robôs” e assemelhados; e querem nos desconfigurar! Justo os arautos da liberdade de expressão.

Daí que o III Blog Prog, em Salvador, começou com ato político, com direito a vídeomensagem de Lula, o eterno “sapo babudo”, que perdeu a barba, mas mantém a verve, embora ainda esteja com a voz rouca. Para deixar claro que um mosquito incomoda muita gente, centenas, milhares de mosquitos, e um sapo solidário, incomodam muito mais…

Aqui o acesso à transmissão ao vivo do #BlogProg, pela TVT, e abaixo o vídeo com a mensagem do Lula:

*****************************************

Resumo para vocês o que está rolando em Salvador, no III BlogProg – Encontro Nacional de Blogueiros. Não estou de corpo presente, já confessei na postagem anterior que a mineira trocou as bolas e perdeu o trem, quer dizer o vôo e, portanto, o privilégio do encontro. Mas nada que a rede não possa resolver, a não ser a perda do calor humano que essas oportunidades nos trazem. Mas, fazer o quê? Vacilou, caça como gato.

Acompanhei como pude a transmissão ao vivo da TVT.  E olha que aquilo lá está muito bom, está bom demais…

Franklin Martins, ex-ministro de Comunicação do governo Lula:”Cidadania se faz com rebeldia, não com submissão”.

Fundamental a participação do ex-ministro da Secretaria de Comunicação da Presidência da Republica no governo Lula, jornalista Franklin Martins. Favorável à regulação da mídia eletrônica, apenas, ele mostra o caminho: “Não queremos nada além do que está na Constituição, nossa Lei Maior. Mas não queremos um vírgula a menos do que está na Constituição”.

Pronto, é isso: que o Congresso Nacional regulamente os artigos 220, 221, 222, 223 da Carta Magna Brasileira, proclamada a 05 de outubro de 1988; há 24 anos, portanto. Uma campanha será lançada a partir deste BlogProg, com ápice projetado, exatamente, para 05 de outubro de 2012, com ampla mobilização popular no mote: Nada além da Constituição.

Todavia, Rossane Berttoti, do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, bota a cunha – ou o ventilador, se preferem – na mesa, em analogia com a PEC do trabalho escravo, recém aprovada, que prevê o confisco, para fins de reforma agrária, de propriedades em flagrante delito: “Não basta o direito de resposta, a mídia que comete crime não pode ter direito a verbas públicas”.

A provocação, certamente, se torna proposta na plenária deste domingo, que encerra o III BlogProg. O próprio Miro-Altamiro Borges, presidente do Barão de Itararé, que aglutina os blogueiros “sujos”, admite a ideia como uma “boa possibilidade”: a mídia que pratica jornalismo de esgoto, tio Óia-Veja, não ter acesso à publicidade governamental.

Enfim, o que captei, na abertura e na manhã do sábado, transmiti pelo Twitter, postagens as quais, para quem não acessa o microblogue, podem ser acompanhandas na reprodução da coluna lateral direita deste blogue.

Para evitar delongas, aqui vão os acessos à cobertura da equipe do sítio do Barão, de Itararé – em ordem do hoje para o ontem:

Sábado, 26 de maio de 2012:

Marco Civil da Internet: Audiência pública em torno do Marco Civil da Internet – leia-normas de utilização da rede – reuniu parlamentares, acadêmicos e representantes da sociedade civil para debater o tema na tarde deste sábado. Considerada pelos debatedores “uma das legislações mais avançadas do mundo”, o ponto central do debate se deu em torno de como garantir a neutralidade da rede, calcanhar de Aquiles da proposta em discussão no Congresso – aqui.

Regular para democratizar a comunicação: Blogueiros do Equador, de Cuba e dos Estados Unidos compartilham suas experiências e suas impressões do movimento na perspectiva global – aqui.

Sexta-feira, 25 de maio de 2012:

Nas Redes e nas Ruas pela Democratização da Comunicação: Foi este o tema do debate do primeiro dia do III BlogProg, que reuniu Franklin Martins, Rosane Bertotti, deputado Emiliano José (PT-BA), da Frentecom – Frente pela Liberdade de Expressão do Congresso Nacional. No centro do debate, o marco regulatório das comunicações; ou Lei dos Meios, como esta blogueira costuma referir-se – aqui

Ato em Defesa da Blogosfera e pela liberdade: O ato instalou o III Blog Prog. Nas palavras de Miro, presidente do Centro de Estudos de Mídia Alternativa: “A Blogosfera  é um movimento amplo e plural, “que constrói a unidade na diversidade. O mote do segundo Encontro foi a necessidade de democratizarmos a comunicação. Desta vez, além de manter a luta pelo marco regulatório e pela liberdade de expressão, temos uma nova motivação. A blogosfera passou a incomodar”.

***************************************

Revista e atualizada às 11:18

Nova revisão em 28.05.2012, às 21:08.

Um comentário

  1. Cara Sulamita,
    É com muita satisfação e alegria que comunico que o livro RUA VIVA foi digitalizado. Está hospedado na rede DHnet – Rede de Direitos Humanos & Cultura – é produto de um grupo de ativistas de direitos humanos, que no ano de 1994 iniciaram estudos sobre Direitos Humanos e Realidade Virtual. Em 1º de maio de 1995, dia do Trabalho e da entrada oficial do Brasil na INTERNET, foi colocado no “ar” o BBS Direitos Humanos & Cultura, que dois anos após tornou-se a Rede DHnet, com os seguintes Macro-Temas: Direitos Humanos; Desejos Humanos; Cibercidadania; Memória Histórica; Educação & Direitos Humanos e Arte & Cultura.
    Ao assumir o mandato de vereador em Belo Horizonte a partir de 1993, idealizei e implementei o Projeto RUA VIVA – O Desenho da Utopia.
    Este projeto, além de homenagear, tinha o objetivo de resgatar e gravar para nossa cidade a memória dos mineiros que em vida lutaram contra a ditadura militar.
    Num primeiro momento, foram dados nomes de rua a todos esses lutadores. Posteriormente, foi escrito e editado um livro contendo a trajetória deles. A primeira edição foi lançada em 1993 e a segunda, em 2004, abrangendo um total de 163 nomes.
    Esperei anos por esse momento que considero histórico. Todos podem ter acesso aos livros (primeiro e segundo tomo) já que as duas edições encontram-se esgotadas.
    Acredito que com a implementação da Comissão da Verdade, o RUA VIVA poderá servir de consultas e provas documentais.
    Abaixo os sites:
    http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/betinho_duarte/index.htm
    http://www.dhnet.org.br/direitos/militantes/betinho_duarte/dados.htm
    http://www.dhnet.org.br
    Finalizando agradeço ao Rodrigo Monte, membro do Dhnet, pelo seu carinho, atenção, disponibilidade e eficiência. Aproveito a oportunidade também para agradecer aos meus assessores, funcionários da Câmara Municipal e da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte (1993-2004), que contribuíram efetivamente para a implementação do projeto Rua Viva.
    Solicito o empenho na divulgação dos sites acima relacionados,principalmente para as novas gerações, que não vivenciaram a luta contra a ditadura militar. Que nossos heróis sirvam de referencia.
    “QUEM ESQUECE O PASSADO ESTÁ CONDENADO A REPETI-LO” Leon Bloy
    BETINHO DUARTE

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s