Recife, uma ilha coberta de chuva

por Sulamita Esteliam
Jorge Freire capta a poesia da chuva em Afogados - também na foto abaixo - capturada no FB do tio Cajá Freire
Jorge Freire capta a poesia da chuva em Afogados – também na foto abaixo – capturada no FB do tio Cajá Freire

Afogados_Jorge Freire_nNão sou de açúcar, por isso, resisti à vontade de ficar na cama e me preparei para ir ao trabalho, tão logo a chuva, que caía desde tenra madrugada no Recife, amainasse um pouquinho.  Quando cheguei à esquina onde fica a parada de ônibus mais próxima de casa, vi que seria tentativa inútil.

Era por volta das nove da manhã, e acabava de passar um coletivo, conduzido por bravo motorista desde o Jordão para Boa Viagem.  Pus-me a pensar como ele conseguira descer o morro encharcado, e quanto tempo levara no curso do rio de tráfego … Era o único num raio de 100 metros ou pouco mais para a direita e para esquerda, até onde a vista podia alcançar.

O resto era um mar de automóveis, parados. E, pasmem!, sem buzinar enlouquecidamente, como é costume dos motoristas por aqui. Como se buzina movesse o trânsito.

Resignação.

Mascarenhas de Moraes -Imbiribeira - NE 10
Mascarenhas de Moraes -Imbiribeira – NE 10
Ernesto de Paula Santos, acesso do Aeroporto para Boa Viagem - @marciolmenezes/JC Trânsito
Ernesto de Paula Santos, acesso do Aeroporto para Boa Viagem – @marciolmenezes/JC Trânsito
Domingos Ferreira, que liga a área central a Boa Viagem - HeelioLobo/FB/JC Trânsito
Domingos Ferreira, que liga a área central a Boa Viagem – HeelioLobo/FB/JC Trânsito

Na parada, voltou a chover e o vento forte virou minha sombrinha pelo avesso. Desisti. Recolhi-me à marquise da luxuosa loja de móveis que fica nos costados, sob a qual a gente se aglomerava, sem aperreio do segurança. O território costuma ser indevassável.

Pouco adiantou, pois que a chuva vinha de banda. Uma senhorinha, generosa, discretamente e sem dizer palavra, tombou o próprio guarda-chuva mais para a esquerda, de modo a proteger-me também.

Sorri em agradecimento. Ela, então, animou-se a comentar:

– Só tem carro pequeno na rua. Os ônibus sumiram…

– É a chuva. Deve estar tudo alagado por aí… A senhora está aqui faz tempo?

– Faz mais de hora. Do jeito que vai, quando chegar em casa, tá na hora de voltar.

– A senhora vai pra onde?

– Pra Caxangá. Estava lá do outro lado (na Domingos Ferreira), e não passou nenhum ônibus. Vim pra cá, deu-se a mesma coisa…

– Eita! Deve estar tudo embolado lá pelo Derby e também na Imbiribeira.

– Trabalho, ali em frente, pego à noite. Acabei de largar. E a outra moça nem chegou … Ela também vem da Caxangá.

Antônio de Goes, no Pina, caminho da cidade - JC Trânsito
Antônio de Goes, no Pina, caminho da cidade – JC Trânsito

Supus que a senhorinha seria cuidadora. Há muitos idosos em Boa Viagem – como em Copacabana, no Rio, e no Funcionários em Beagá -, e nem todos vão bem de saúde…

Conclusão óbvia, também quanto à mobilidade urbana nesta manhã em que o céu lava o Recife: Boa Viagem está fechada sob si mesma, mas não está só.

A chuva apertou. O ônibus conduzido pelo motorista valente continuava parado no mesmo lugar. Há coisa de uma hora. Tentei usar o celular para contatar colegas de trabalho ou minha própria casa. Bobagem, se a rede mal funciona na seca …

Olhei o mostrador – como relógio serve: 10:15. Reluto em volver à casa, mas aparece a figura salvadora de meu companheiro sob imenso guarda-chuva.

Melhor atender à recomendação da Defesa Civil: ficar no aconhego do lar – aqueles que podem, e desfrutam de um. Recife é uma ilha coberta de chuva, por todos os lados.

Clique para ver imagens de diferentes pontos da cidade nesta manhã. Também aqui.


4 comentários sobre “Recife, uma ilha coberta de chuva

  1. Bem mineiro: – Uai (sô) kkkk. Mana não sabia que Recife chovia este tanto. As imagens de alagamento parece mais Belo Horizonte. Não tem bueiros ai para escorrer um pouco estas lagoas não não é?Aqui tem, mas vivem entupidos de lixo que a própria população joga e depois reclamam do alagamento. Espero que seja passageiro do contrário tem que ficar na cama comendo pipoca e assistindo TV ou não!kkkk Bjs.

    1. Pois é. O problema comum com BH são os bueiros entupidos, por lixo jogado pelo cidadãos e cidadãs que não se comportam como tais. E olha que, todos os anos, antes do “inverno” (que aqui é chuva), a prefeitura limpa os bueiros – justiça seja feita. Ocorre que Recife tem quase 500 anos, e a maior parte da tubulação de esgotamento é do tempo de Maurício de Nassau, o holandês que formulou e governou a urb, até que daqui foi expulso com sua gente. Tinha conhecimento, trazido de suas origens, pois lá na Holanda tbm é água por todos os lados. Mas era tecnologia de antanho, que resiste, mas não sustenta o crescimento e as demandas desses tempos. Quantos séculos?

      E os governante que o seguiram não deram importância para o saneamento. É obra subterrânea, que não aparece, e não dá voto, segundo pensam. Aí, quando chove, acontece isso.

      Recife está a 4m, em média, apenas, do nível do mar. Há locais na cidade que estão abaixo do nível do mar. Foi construída em cima do mangue, das águas. Recortada por rios: Capibaribe, Beberibe, Pina e que tais… e canais, múltiplos – a Veneza brasileira. O que tem de terra aqui é pouco, e boa parte aterrada. Quando a maré sobe, e coincide com um temporal como o de ontem – horas de chuva a fio -, não dá outra… E ontem o pico da chuva coincidiu com a maré no máximo. Deu no que deu.

      Mas hoje entre chuva e sol, o soberano brilha, e deu até praia… As pessoas tiveram tempo de secar suas casas, roupas e sapatos.

      Coisas dessa terra abençoada.

      Obrigada pelo acesso e comentário. Saudades de vc, de todos.

      Bjm.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s