
por Sulamita Esteliam
Pois é, retornei ontem das férias, e já é Carnaval, e faz tempo… Acrescente-se ano do centenário do samba, nove anos após o frevo completar um século.
Não posso nem devo, portanto, fugir ao tema, justo na semana pré.

Feliz em saber que Naná Vasconcelos está firme e forte. Mesmo em tratamento do câncer de pulmão que o levou ao hospital em setembro do ano passado, comanda a abertura do Carnaval do Recife, na sexta-feira, 05, no Marco Zero. Viva!
O Maestro Forró, um dos homenageados do ano, comanda a festa na sequência até o sábado de Zé Pereira, quando o Galo da Madrugada assume. Como manda a tradição. E aí, só pára na quarta-feira ingrata. Só que não…
Enquanto isso, na Câmara dos Deputados, na República de Curitiba e no PIG… viceja a patranha. Fazem tudo para estragar a festa da democracia. Pois não passarão!
Melhor ficar no Carnaval.
Aqui em casa, hoje foi dia de abrir o baú e botar as fantasias para respirar, com ajuda de água e lavanda, sacudir o cheiro de guardado dos adereços.
Fazemos isso, religiosamente, todos os anos. Mesmo quando o pique para a folia parece adormecido. Na hora H, a energia brota feito trepadeira, e é preciso estarmos prontos, atentos e prestos.
Mas o que motiva, especialmente, a postagem de hoje é a campanha da ONU de combate à violência contra a mulher, no mote da folia e dos 100 anos do que é considerado o primeiro samba, Pelo Telefone, de Donga: #MeuNúmeroÉ180.
Parte do fato de que se o Carnaval é uma brincadeira, não tem graça nenhuma o assédio, a agressividade de qualquer natureza. E a mulher não pode, e não deve, ser alvo corriqueiro dos sem-noção pelo simples fato de ser mulher.
https://youtube.com/watch?v=WXg5JrNXEqw%3Flist%3DPLvMXkb8tWg0hPv1KqBt1XVcMUa6c2kPkQ
(PS: O código de incorporação parece estar corrompido, e leva ao vídeo dos #16DiasdeAtivismo. Mantive pelo didatismo, sempre útil. Para ver o vídeo da campanha #MeuNúmeroÉ180 clique.)
O alerta estimula foliãs e foliões a se unirem para combater a violência, através do disque denúncia da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres do Ministério de Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos.
É um serviço gratuito, disponível 24 horas por dia, que orienta mulheres e homem a como buscar ajuda nas diversas instâncias. Importante conhecer e replicar nas redes sociais, no boca a boca. Só não vale se calar.
A propósito, no Recife, o Bloco Político Nem com uma Flor incorpora o espírito da boa convivência foliã ou da folia consciente, há 15 anos.
Criado pela Secretaria da Mulher da prefeitura, na primeira gestão petista, este ano homenageia a escritora Clarice Lispector e a carnavalesca Alzira Dantas, presidenta da Troça Carnavalesca Abanadores do Arruda.
Sai na quinta pré, da Praça do Arsenal em direção ao Marco Zero, no Antigo. A concentração é a partir das 14:00 horas, com direito a aula de frevo para quem não é do ramo.
Parceiro na batalha anti-violência contra a mulher, desde outros carnavais, o artista cearense Tião Simpatia também está no bloco pela paz entre os gêneros. E fez uma marchinha, um tanto aforrozada, para a campanha UNA-SE do secretário-Geral da ONU. A letra está mais abaixo, e o ritmo também está no Youtube:
Marchinha Ligue 180 – Tião Simpatia
Refrão:
Violência doméstica ninguém mais aguenta
Não tolere, denuncie, ligue 180. (Bis)
É grátis qualquer um pode ligar
24 horas no ar
Registrando ocorrência.
Chega de maltrato e preconceito
Toda mulher tem direito
A viver sem violência.
É a Central da Mulher
Do Governo Federal
Peça ajuda, denuncie
Dê um basta nesse mal.
A Central da Mulher
Do Governo Federal
Ligue 180
O sigilo é total.
Refrão:
Violência doméstica…
Meu amigo, não machuque
A beleza feminina
Uma flor dilacerada
Entristece e não germina.
A mulher quando agredida
Tem da flor a mesma sina
Maltratada murcha e seca
E bem regada nos fascina.
Clique para conhecer a programação da folia no Recife.
Em Olinda, o tema é O Circo do Alceu Valença, mas o sítio oficial esta noite ainda estava em atualização. Deixo o acesso para o futuro, que deve ser breve.
Aproveite o melhor do Carnaval. Brinque em paz e com alegria.
Evoé!

Um comentário