Por Sulamita Esteliam

Confesso que hesitei em postar esta denúncia. Primeiro dado à sua gravidade: na noite do domingo, 17, Dilma debatia com o Zé na Rede TV, e o candidato demotucano fugia do assunto privatização. Enquanto isso, a centenas de quilômetros do Rio, FHC – o “Farol da Alexandria”, segundo o colega Paulo Henrique Amorim – estaria negociando o Brasil. Num encontro a portas fechadas com investidores estrangeiros, num hotel em Foz do Iguaçu. Por delegação de Serra, e em inglês. Pré-sal, Petrobras, Banco do Brasil e Itaipu seriam os objetos da cobiça.
O texto do jornalista mineiro Laerte Braga, notável pela contundência, me foi encaminhado por uma colega jornalista. Pessoa séria – e que conhece bem o autor. Pelo Google, identifiquei a postagem original feita por Laerte Braga em dois blogues: Castor Photo e Brasil Mobilizado. Ainda assim, informações precisam ser checadas, quanto mais desta natureza; e eu não dispunha de condições objetivas para fazê-lo. Decidi usar o tempo a meu favor.
No início da tarde, a notícia já havia se espalhado pelas redes sociais, com links para diferentes blogues. Dentre eles o Blog da Hildergad Angel e o Tijolaço – O Blog do Brizola Neto. Procurei em outros blogues mais estruturados e, no finalzinho da tarde, eis que encontrei no Vi o Mundo o que, em jornalismo, chamamos de repercussão da notícia. O título: “Hotel das Cataratas confirma grupo de investidores estrangeiros, mas diz que lista é confidencial”. Mais tarde seria reeditado, e o título alterado. Transcrevo, lincando a matéria assinada por Luiz Carlos Azenha. Ela contêm informações adicionais, preciosas, que reforçam a impressão de que, por mais absurda que possa parecer, a denúncia de Laerte Braga faz sentido:
Assessoria de FHC confirma encontro com investidores estrangeiros, mas nega denúncia de jornalista
****************************************
Os movimentos sociais, estudantil e centrais sindicais convocam para a próxima quinta-feira, no Rio, um abraço à Petrobras. Gesto simbólico em defesa do patrimônio público e da soberania nacional. A informação está no Blog do Brizola Neto.