Jogo da privataria volta a assombrar

Por Sulamita Esteliam
Charge arrastada do vídeo Marchinha da Dilma-You Tube

Confesso que hesitei em postar esta denúncia. Primeiro dado à sua gravidade: na noite do domingo, 17, Dilma debatia com o Zé na Rede TV,  e o candidato demotucano fugia do assunto privatização. Enquanto isso, a centenas de quilômetros do Rio, FHC – o “Farol da Alexandria”, segundo o colega Paulo Henrique Amorim – estaria negociando o Brasil. Num encontro a portas fechadas com investidores estrangeiros, num hotel em Foz do Iguaçu. Por delegação de Serra, e em inglês. Pré-sal, Petrobras, Banco do Brasil e Itaipu seriam os objetos da cobiça.

O texto do jornalista mineiro Laerte Braga, notável pela contundência, me foi encaminhado por uma colega jornalista. Pessoa séria – e que conhece bem o autor. Pelo Google, identifiquei a postagem original feita por Laerte Braga em dois blogues: Castor Photo e Brasil Mobilizado.  Ainda assim, informações precisam ser checadas,  quanto mais desta natureza; e eu não dispunha de condições objetivas para fazê-lo. Decidi usar o tempo a meu favor.

No início da tarde, a notícia já havia se espalhado pelas redes sociais, com links para diferentes blogues. Dentre eles o Blog da Hildergad Angel e o Tijolaço – O Blog do Brizola Neto.  Procurei em outros blogues mais estruturados e, no finalzinho da tarde, eis que encontrei no Vi o Mundo o que, em jornalismo, chamamos de repercussão da notícia. O título: “Hotel das Cataratas confirma grupo de investidores estrangeiros, mas diz que lista é confidencial”. Mais tarde seria reeditado, e o título alterado. Transcrevo, lincando a matéria assinada por Luiz Carlos Azenha. Ela contêm informações adicionais, preciosas, que reforçam a impressão de que, por mais absurda que possa parecer, a denúncia de Laerte Braga faz sentido:

Assessoria de FHC confirma encontro com investidores estrangeiros, mas nega denúncia de jornalista

****************************************

Os movimentos sociais, estudantil e centrais sindicais  convocam para a próxima quinta-feira, no Rio, um abraço à Petrobras. Gesto simbólico em defesa do patrimônio público e da soberania nacional. A informação está no Blog do Brizola Neto.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s