As histórias por trás de uma imagem

Por Sulamita Esteliam

A história por trás de uma imagem pode ser mais triste do que a própria, aparentemente, desnuda. É o caso da foto da matéria abaixo, que transcrevo do Blog da Josefina, do meu amigo fotógrafo, mineiro-andarilho, Cláudio Versiani – que também é um dos editores do Pictura Pixel, temporariamente, em repouso.

Emocionante é pouco para se descrever a foto do menino-violonista carioca, que toca, em lágrimas, no enterro de seu benfeitor. Não à toa, levou o Prêmio Imprensa-Embratel, categoria reportagem com imagem. A tristeza imensa capturada pela sensibilidade de Marcos Tristão, de O Globo, não impede que o garoto encare a câmera. Transforma-se, literalmente, em protagonista co-autor da foto, lâmina afiada sobre o coração da gente. É como se quisesse transmitir o que lhe vai n’alma. É como se soubesse o que o futuro lhe reserva.

Menos de seis meses depois, o garoto também viraria estrela, “vitima de complicações de uma cirurgia”. É o que relata a chamada de O Globo, numa matéria que só assinantes leem, dia 11 de novembro.

****************************************

Mas há mais por trás da foto vencedora, e nos diz muito da imprensa que temos. Leia a postagem de Versiani:

Marcos Tristão é o fotógrafo vencedor do Prêmio Embratel

NOVEMBRO 12, 2010
por Claudio Versiani
© Marcos Tristão - foto arrastada do Blog da Josefina

O fotógrafo Marcos Tristão, do GLOBO, venceu, na noite desta quarta-feira, o Prêmio Imprensa – Embratel na categoria Reportagem Fotográfica com a imagem “Luto no Afroreggae”. Na imagem, o menino Diego Frazão chora ao tocar no enterro de Evandro João da Silva, coordenador de projeto Social do Grupo Cultural Afro Reggae, assassinado no centro do Rio em um assalto.

O título da matéria não tem o nome do fotógrafo ganhador, a matéria é burocrática e ainda por cima, a foto é pequena. Tudo muito estranho nesse O Globo.
Parabéns para o Marcos pelo prêmio e pela foto! É de fazer qualquer um chorar mesmo.

‘Estado’ vence o 12º prêmio Embratel
O Estado foi o grande vencedor do 12.º Prêmio Imprensa Embratel, anunciado ontem em cerimônia no Rio. A reportagem “Senado usou 300 atos secretos para beneficiar amigos”, escrita por Rodrigo Rangel, Rosa Costa e Leandro Colon, ganhou o Grande Prêmio Barbosa Lima Sobrinho, a maior premiação do evento. A matéria “Prova do Enem vaza e ministério anuncia cancelamento do exame”, de Renata Cafardo e Sergio Pompeu, venceu na categoria Jornal e Revista.


Um comentário sobre “As histórias por trás de uma imagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s