Viva Mara Régia, “Viva Maria” e todas as “Marias-quarquer”!

por Sulamita Esteliam

Olha só, que sensacional, o vídeo que encontrei no sítio da Universidade Livre Feminista, acoplado ao CFêmea, ONG de estudos e defesa dos direitos das mulheres e pela igualdade racial. Homenageia os 30 anos do Viva Maria, programa da Rádio Nacional ancorado pela jornalista, queridíssima, Mara Régia. Completados, aliás, em 05 de agosto, exatamente quando a Lei Maria da Penha, sobre violência sexista – um dos cavalos de batalha de toda feminista, que se preza – completou cinco anos.

Trata-se de reportagem do programa Caminhos da Reportagem, programa da TV Brasil, da EBC – Empresa Brasileira de Comunicação, no exercício do seu papel de televisão pública.  Leva “a voz de rosto desconhecido” ao encontro de suas ouvintes, em Xinguara, no Sul do Pará. Porque Viva Maria sempre falou, diretamente, com as mulheres da Amazônia, com as “Marias-quarquer” dos rincões desse nosso Brasil.

Fala direto ao coração, transborda a alma. Assista até o fim. Você, com certeza, vai se emocionar. Euzinha não me segurei.

*************************************

Bem no momento em que a mídia nativa conservadora esperneia ante a expectativa de novo marco regulatório para o setor, e tenta ganhar, no grito, o debate – e o governo, para variar, leva a coisa em banho-maria. Cadê a Lei dos Meios, senhor ministro, senhora presidenta?

Por outro lado, é bom mirar-se no exemplo, singular e salutar, de como fazer a comunicação focada como direito fundamental de cidadania. E, ao invés de reclamar, ir à luta. Ou vamos ficar na janela vendo a banda do PIG passar, e se locupletar, cada vez mais.

*************************************

PS: Tenho o privilégio de conhecer Mara Régia, que reencontrei, há um ano, no Seminário Mulher e Mídia 7, no Rio de Janeiro. Nos conhecemos num dos cursos de Comunicação Popular e Sindical, promovidos anualmente pelo NPC – Núcleo Piratininga de Comunicação, pilotado pelos amigos Vito Giannotti e Cláudia Santiago, também no Rio. Há coisa de 12 anos, creio. Seu entusiasmo e despojamento são contagiantes.

Antecipo, com esta postagem, a abertura dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher, que a rigor se inicia nesta sexta-feira, 25, Dia Mundial de Combate à Violência contra as Mulheres. Mara é ativista, e o faz com determinação, alegria e simplicidade.  Viva Mara Régia! Viva todas as Marias!

PS II: Não deixe de ouvir o programa Viva Maria desta sexta, 25. Mara Régia estará transmitindo, diretamente, da porta do Tribunal de Justiça do DF, a partir das 13 horas – em protesto contra o professor Rendrick Rodrigues, assassino confesso de sua ex-aluna e namorada Suênia.

Quem convida é a própria Mara Régia. Enviei o acesso desta postagem para ela, que teve a gentileza de comentá-lo, abaixo.

O programa pode ser acompanhado pelo endereço eletrônico: radioagencianacional.ebc.com.br

Atualizado às 17h13, hora do Recife.


5 comentários sobre “Viva Mara Régia, “Viva Maria” e todas as “Marias-quarquer”!

  1. Queridas amigas, obrigada por renovarem minha força, raça e fé na vida! Se tiverem oportunidade ouçam a edição diária do Viva Maria na Radio Agência Nacional , cujo endereço eletrônico é http:// radioagencianacional.ebc.com.br . Lá vcs vão encontrar as matérias que fazem a pauta da nossa luta. Amanhã, por ex, a partir das 13h estaremos na porta do Tribunal de Justiça do DF, Bsb , em protesto contra o prof Rendrick Rodrigues, assassino confesso de sua ex-namorada Suênia. Por favor, ajudem-nos a divulgar! Saudações feministas!

  2. Eu tambem me emocionei com esse video sobre o trabalho de utilidade publica da Mara Regia.
    Me emocionei com todas as Maria desse meu Brasil, que deixei faz muitos anos, mas a saudade mora em meu peito e a terra vermelha do Goias corre em minhas veias. Muito obrigada Sulamita.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s