Sônia Leite é estrela: mais uma a brilhar no Orun

por Sulamita Esteliam
Sônia Leite, no ato pelo Dia Internacional da Mulher em São Paulo, 2007 – Foto: Carol/Marcha Mundial de Mulheres

Sextas deviam, por direito, ser dias felizes, a acenar com o fim de semana de ócio e lazer, preferencialmente. Nesta sexta, entretanto, Dia Internacional da Paz, os movimentos sociais e de mulheres no Brasil estão de luto pela perda física de Sônia Leite, da Marcha Mundial de Mulheres, do movimento negro, do movimento de mulheres negras, da CUT e do PT. Um câncer a levou. O enterro ocorreu esta tarde, no Cemitério Vila Alpina, em São Paulo. Muita luz para ela, e serenidade e força para quem fica.

A notícia me chega via Rede Mulher e Mídia, através da blogueira, feminista e ativista do movimento negro, Mônica Aguiar, do blogue Mulher Negra, mineira de Belo Horizonte. Toda a Rede se manifesta com tristeza e saudade.

Sônia Leite é fundadora da Comissão de Negros/as do PT, que mais tarde se tornaria secretaria. Assessorou o deputado Vicentinho em seu primeiro mandato, Integrou a Articulação de Mulheres Negras, Marcha Mundial de Mulheres e a Marcha da Consciência Negra; ajudou a organizar a X Conferência de Mulheres Latino-Americanas e do Caribe, em SP, 2005, dentre outras.

Todos os que com ela conviveram de perto, a definem como “mulher guerreira, talentosa, amiga, que sabia ouvir e compartilhar”.  Há de brilhar no Orun.

Clique para ler a Nota de Pesar divulgada pela Seppir  – Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República.

 

***************************************

Atualizada em 24.09.2012, às 09:54.

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s