Saga de dona Elzita: ‘Onde Está Meu Filho?’

por Sulamita Esteliam

A relação desta blogueira com o tal deadline anda cada vez mais complicada. Talvez por resquícios de longa militância no jornalismo. Ainda bem que este sítio é um blogue, e o tempo, o prazo final, pode, na maioria das vezes, ser administrado.

Tenho me metamorfoseado em polvo para cumprir multitarefas cotidianas, da minha e de outras lavras; uma delas, manter-me informada sobre o que se passa aqui, acolá e alhures para refletir e compartilhar com vocês. Penas e braços, todos nem sempre alcançam todas as demandas, fazer o quê?

Mas chega de prolegômenos. Vamos o que interessa, enquanto o tempo nos favorece.

Acontece nesta quinta, às 19 horas, no Museu do Estado de Pernambuco, nas Graças, o lançamento do livro Onde Está Meu Filho?. Relata a saga de dona Elzita Santa Cruz, guerreira incansável nas busca pelos restos mortais de seu filho, Fernando Santa Cruz, “desaparecido” aos 25 anos, em 1974 – aqui e aqui, neste blogue.

O livro é organizado por Chico de Assis, Cristina Tavares, Jodeval Duarte, Gilvandro Filho, Glória Brandão e Nagib José Jorge. É editado pela Cepe – Companhia Editora de Pernambuco.

O convite, que ilustra esta postagem, me chegou via correio eletrônico, duplamente: de parte de Marcelo Santa Cruz, vereador pelo PT de Olinda e membro do Movimento Nacional pelos Direitos Humanos – filho de dona Elzita e irmão de Fernando Santa Cruz; e do amigo jornalista e homem de rádio, Ruy Sarinho, criador, produtor e diretor do programa Violência Zero, e com quem tive a honra de dividir a bancada de apresentação, pela Rádio Olinda AM, durante sua efêmera ressurgência, em 2010.

Sim, o programa tinha uma sessão dedicada às vítimas da mais recente ditadura, cuja memória e justiça ainda estão por resgatar, papel que as pernas da Comissão da Verdade dificilmente farão juz. Chamava-se “Desaparecidos“, e clama pelo direito à verdade. Foi inaugurada com o resgate da história de Fernando Santa Cruz.

Portanto, de volta ao começo: antes tarde…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s