A saga do Povo Yanomami em quadrinhos

por Sulamita Esteliam

HQ Yanomani-1Olha só, que bacana este quadrinhos sobre a saga do Povo Yanomami, assinado por Sérgio Macedo, pintor e quadrinista independente, mineiro de Além Paraíba e criado em Juiz de Fora, onde iniciou a carreira. Foi lançado em novembro de 2012, ano em que se comemorou 20 anos da demarcação de suas terras. O que não os livra, repita-se, da maldição da cobiça branca sobre os minerais que por lá abundam.

O sítio Hutukara Associação Yanomami fotografou as páginas do HQ, que me chegaram pela diligência de Inês Amarante, via Rede Mulher e Mídia. O mundo virtual é um ovo.

Com a preciosa ajuda do meu companheiro, fui atrás do acesso à íntegra do HQ em PDF, para compartilhar com vocês. Topei com Hutukara, e também com o Blog da Elaíze Farias, hospedado no portal do jornal A Crítica, de Manaus/Amazônia. Vale à pena visitar o sítio já lincado e o blogue, que trata das causas socioambientais e dos povos indígenas.

São 14 páginas sobre o Povo Yanomami, que integram o livro Povos Indígenas em Quadrinhos, 88 páginas, que consumiu alguns anos de trabalho do autor.  Estão lá, além de pinceladas sobre o universo rico da cultura indígena, a luta e o enfrentamento da violência contra esses povos – além de Yanomami, Kayapó, Xavante, Suruí, Panará, dentre outros. À venda na Zarabatana, São Paulo, 48 reais.

O artista mineiro assina dezenas de publicações sobre o tema. Também desenhou Xingu, álbum lançado no Brasil pela Devir Livraria, em 2007.  É deste ano a entrevista que encontrei no Bigorna.net, que abre com um currículo na terceira pessoa, fornecido pelo autor, festejado na Europa e outras plagas estrangeiras.

Amante da natureza e avesso à internet, Sérgio Macedo, creio, há de entender a importância do partilhamento livre da sua obra, pois que a edição do livro é de apenas 1.500 exemplares, pelo que pude apurar nos sítios visitados. Além do que o preço não cabe em muitos bolsos.

 

**************************************

Postagem revista e atualizada no dia 28.02.2013, às 8:45 h.

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s