Aventuras e História no livro de Aspahan e Godinho

Mochileiros de

por Sulamita Esteliam

Quem está em Beagá não pode deixar de ir ao lançamento do livro Mochileiros de Chumbo, na Livraria Leitura Pátio Savassi, nesta segundona que encerra setembro, às 19:30 horas. Os amigos, queridos, jornalistas Sérgio Aspahan e Márcio Godinho relatam suas aventuras pelo Nordeste do Brasil para divulgar o jornal Movimento, da imprensa alternativa e de resistência à ditadura na década de 70. Eram estudantes de jornalismo, então.

Tudo permeado por informações históricas sobre o golpe militar, a repressão, o movimento estudantil, a censura a imprensa e os jornais alternativos. Para quem não vivenciou aqueles anos de turbulência, é oportunidade de ouro de adquirir algum conhecimento. Para quem passou por lá, é chance de rever com os olhos atentos dos autores-personagens.

Aqui vão meus bons fluidos e votos de sucesso, já que não posso marcar ponto fisicamente.

O jornal Movimento foi um tabloide dirigido pelo competente Raimundo Pereira, um paladino do Jornalismo, assim, com J maiúsculo. Dissidência de outro alternativo, o Opinião, tinha sede em Pinheiros/São Paulo, o semanário  circulou de 07  julho de 1975 a 23 de novembro de 1981. 

Nasceu na brecha do início da distensão “lenta, gradual e segura”, promovida pelo governo Geisel, via Golbery, e soçobrou sob ameaças e atentados da extrema direita nos anos 80 contra “a ameaça comunista”.

Era vendido em bancas, nas universidades e por meio de assinaturas. Ainda guardo alguns exemplares em meus alfarrábios, comprados nos corredores da saudosa Fafich/UFMG.

Foram 334 edições apoiadas nos movimentos populares e com a colaboração de profissionais do nível de Perseu Abramo, e gente ilustre, como Chico Buarque, por exemplo. Um jornal que tinha a marca da esquerda, mas que, na verdade, unia as diversas vertentes do campo democrático-popular, ainda sob  a égide do bi-partidarismo.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s