Igualdade racial no centro do debate

logo
por Sulamita Esteliam

Leio na Agência Patrícia Galvão que a a abertura e o encerramento da III Conapir – Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial, dias 05 e 07 de novembro, terão transmissão ao vivo pela TV NBR, também acessível pelo sítio do evento – aqui. A partir das 19:00 horas desta terça.

Através do acesso eletrônico, quem se interessa pelo assunto poderá conferir entrevistas fotos, matérias e vídeos das atividades. Tudo estará disponível, também, pelo Twitter e Facebook. O evento acontece em Brasília, no Centro de Eventos e Convenções Brasil 21, como tema Democracia e desenvolvimento sem racismo: por um Brasil afirmativo.

A conferência deste ano tem o objetivo principal de reafirmar, e ampliar, o compromisso do governo e da sociedade brasileira com políticas de enfrentamento ao racismo e de promoção da igualdade racial . São fatores essenciais à democracia plena e ao desenvolvimento com justiça social no Brasil, afirma a Seppir – Secretaria de Políticas Públicas para a Igualdade Racial, da Presidência da República.

É oportunidade, ainda, para um balanço do que se avançou e sobre os desafios a serem enfrentados após 10 anos de institucionalização da política de igualdade racial no país. De acordo com a Seppir, “o debate se dá numa conjuntura favorável, com acúmulo de conquistas políticas, econômicas e sociais para o segmento negro.”

Aliás, pela primeira vez, a população negra representa oficialmente mais da metade dos brasileiros/as (50,7%) por autodeclaração no último Censo do IBGE (2010).

Um dos desafios, certamente, é levar as políticas públicas a outros segmentos, como os povos indígenas e ciganos.

A lembrar-se que a missão dos/as participantes da terceira conferência é apontar caminhos para a construção de um Brasil afirmativo. Um país que considere a importância da inclusão racial nos processos de democratização e desenvolvimento.

A III CONAPIR deve reunir cerca de 1,2 mil pessoas, oriundas das etapas estaduais, das plenárias de matriz africana, quilombola e de povos ciganos, mais 200 convidados/as. Da mesma forma que as edições anteriores, ocorridas respectivamente em 2005 e 2009, as atividades preparatórias de 2013 mobilizaram milhares de participantes.

É parte das comemorações dos 10 anos da Seppir, cuja trajetória está registrada na exposição Seppir 10 – Uma década de igualdade Racial, em cartaz no local do evento.

O histórico da CONAPIR e os documentos resultantes das plenárias podem ser visualizados na página eletrônica do evento.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s