O Cafezinho: sonegação global já é inquérito na PF

por Sulamita Esteliam
ChargeBessinhaRainhaPiG - Conversa Afiada
Recupero a charge do Bessinha/Conversa Afiada, sempre atual

A Polícia Federal do Rio de Janeiro instaurou inquérito para apurar a sonegação fiscal bilionária da Rede Globo de Televisão e o sumiço dos documentos relativos ao processo que resultou em aplicação de multa pela Receita Federal.

Quentíssima notícia, mesmo 24 horas depois de publicada no blogue O Cafezinho, do Miguel do Rosário. Acompanho de perto e bebo na fonte sempre que posso. As postagens anteriores mais recentes sobre o assunto no mesmo blogue estão aqui e aqui.

Levantada pelo blogueiro em junho deste ano, a informação repercutiu feito rastilho de pólvora em toda a blogosgera, inspirando muita gente.  Aqui, crônica do amigo e homem de rádio Ruy Sarinho, escrita especialmente para este blogue em julho deste ano.

O barulho não se resumiu, porém, aos ecos da trincheira de resistência ao PIG e sua Vênus Platinada. Caso raro, a bomba repercutiu também na mídia convencional, e este blogue registrou a façanha, aqui.

Isto posto, transcrevo a última boa nova, em si tratando do personagem que se acha o Todo-Poderoso, acima do bem e do mal. Não é bem assim, como se pode depreender do curso da carruagem:

 

PF instaura inquérito sobre sonegação da Globo!

Enviado por Miguel do Rosário on 16/12/2013 – 4:06 pm 35 comentários

Finalmente, uma notícia que nos dá esperança de não mais vivermos numa república de bananas. Uma comissão de blogueiros do núcleo fluminense do Barão de Itararé, formada por Theo Rodrigues, Alexandre Teixeira, Miguel do Rosário e Ester Neves, esteve nesta segunda-feira na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal no Rio de Janeiro e conseguiu algumas informações novas sobre a denúncia contra a sonegação da Rede Globo e posterior sumiço dos documentos que tratavam do caso.

A denúncia, que o Barão de Itararé protocolou junto ao Ministério Público Federal do Rio de Janeiro, transformou-se no Ofício 13344/13, encaminhado à Corregedoria da Superintendência da Polícia Federal. Até aí já sabíamos e divulgamos.

A novidade é que a denúncia foi aceita pela Corregedoria e enviada para a Delegacia Fazendária, chefiada pelo Delegado Bruno Tavares.

A própria Corregedoria determina a instauração do inquérito. Ao encaminhar o ofício à Delegacia Fazendária, a Corregedoria escreve: “Remeto à PI: 1.30.001.004058/2013-51, instaurado a partir de notícia crime requerendo a insturação de inquérito policial para apuração e prática dos delitos (…)” Confira o documento abaixo.

O documento chegou à Delegacia Fazendária, onde também estivemos, e, na ausência do Delegado Bruno Tavares, conversamos com o chefe de cartório, que nos mostrou um outro documento (este interno, que não pôde nos entregar), onde consta a ordem do próprio chefe da Polícia Federal no Rio, Doutor Fabio Ricardo Ciavolih Mota, para a instauração do inquérito.

O chefe de cartório da Delegacia Fazendária nos assegurou (eu fiz essa pergunta três vezes) que, segundo a burocracia da PF, o inquérito já pode ser considerado instaurado, só faltando agora uma análise final para saber exatamente quem será a equipe responsável e qual será a linha de investigação.

A mesma fonte nos informou que, em função do recesso dos servidores, os detalhes do inquérito (número do inquérito, delegado responsável, linha de investigação) apenas serão conhecidos em meados de janeiro.

globogate

 

Também protocolamos a nossa Carta Cívica, aos cuidados do senhor Delegado Bruno Tavares, explicando-lhe a importância do caso para a sociedade brasileira, em vista da magnitude do valor sonegado, e do caráter emblemático deste inquérito, visto se tratar de uma empresa cujo principal ativo é uma concessão pública, e recebe bilhões de reais, anualmente, em recursos públicos.

globo2

O Barão de Itararé voltará à Polícia Federal para conversar com os delegados responsáveis, para acompanhar o desdobramento dessa investigação.

globo_rafael_stedile (1)

 

 


Um comentário sobre “O Cafezinho: sonegação global já é inquérito na PF

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s