Direitos culturais: cidadania e o vôo raso da pomba

por Sulamita Esteliam

Direitos CulturaisO pessoal que faz cultura no Recife e Pernambuco afora se movimenta pelos direitos culturais no estado. A mobilização é para reivindicar políticas públicas para o setor, cada vez mais escanteado. Isso numa capital/estado onde a cultura é, parece ser, força-motriz. As discussões por sem acompanhadas pelo Facebook/Direitos Culturais.

Já houve uma reunião pública, no Parque 13 de Maio, em novembro, para esquentar os tambores. Agora, nesta terça, a partir das 18:30, acontece a segunda, também no Centro, mais propriamente na Faculdade de Direito de Pernambuco, na Sala da Memória.

Todos os interessados podem ir lá, ouvir e contribuir para a definição de “estratégias coletivas” e ajudar a formar “grupos de ação para o avanço das políticas de arte e cultura no Recife e em Pernambuco”. É a convocatória.

Seguramente, há muito trabalho pela frente. A Secult PE esteve a um passo de ser dissolvida, recentemente. Salvou-lhe (?) a reação da sociedade civil. Os recursos para financiamento de atividades culturais populares/comunitárias, há muito vem minguando, ferindo gravemente o Funcultura – Fundo de Incentivo a Cultura do Estado.

A verdade é que o racha político entre PSB e PT atinge em cheio a área cultural, e não poupa nem mesmo artistas do naipe de um Naná Vasconcelos, que está acima da política partidária rasteira. Pela primeira vez em 13 anos, o percussionista referenciado no mundo inteiro não fará a abertura do carnaval do Recife.

Pode-se não se crer em fantasmas, mas que eles hay, hay … e tem muita gente assombrada por aí…

Há choros e ranger de dentes nos diferentes segmentos: biblioteca, literatura, artes audiovisuais, teatro, dança, música, tradições e que tais. Mas há também muita ideia criativa que, se os governos se atentarem, podem tirar grande proveito.

A questão é saber se o governo Eduardo Campos, e também o aprendiz de feiticeiro, Geraldo Júlio, que governa a capital, se interessam em ouvir alguém.  A direção dos ventos, porém, sinaliza que nada pode obstar o vôo raso de pomba, que se faz de lesa para seguir obrando o que bem lhe aprovem. Para desgosto nosso de cada dia.

Decoração de Natal do Recife, o PSB e o Divino num único símbolo - Foto: SE
Decoração de Natal do Recife, o PSB e o Divino num único símbolo – Foto: SE

Lembre-se que a pomba é o símbolo dos socialistas sob o abrigo do PSB. E, aliás, está por toda parte na capital pernambucana. A  decoração de Natal, assim, como quem não quer nada, a lembrar o Divino, foca em alegoria única: a pomba.

Sem falar no lado financeiro da coisa: certamente, não custou barato o arranjo que se quer simples para transformar Recife num pombal iluminado, às vezes, branco, às vezes, azul, outras multicolorido.

Enquanto isso, no departamento da cultura, a política segue de terra arrasada. No final da semana passada, entretanto, o que sobrevoou a Secult – Secretaria estadual de Cultura e a Fundarpe foi um passaralho: 98 cabeças foram e/ou acabarão ceifadas.

Toda a equipe do Programa Cultura Livre nas Feiras foi demitida, ficam apenas duas pessoas para fazer a transição. Consta que o pessoal que cuida dos Povos Tradicionais segue o mesmo destino.  Isso sem contar o efeito revertério sobre produção e manutenção de equipamentos e outros serviços.

Os dois projetos eram a menina dos olhos do ex-secretário de Cultura, Fernando Duarte, que não por acaso é do PT. São projetos tidos como referência no que foi construído de política cultural no estado, porque descentraliza as ações e valoriza artistas populares.

Os números que colho no FB dão a medida: 1.434 atividades culturais nas feiras públicas do estado; 522 atividades de incentivo à cultura quilombola e indígena em dois anos (2012-2013).

Se isso é cultura de paz, o tal do espírito natalino e a promessa de renovação do ano novo estão anêmicos pelas plagas governamentais.

Que se diga: tal e qual os pontos de Eduardo nas pesquisas eleitorais. A despeito do auxílio ansioso da mídia, local e de alhures…

****************************************

Postagem revista e atualizada dia 17.12.2013, às 13:45, hora do Recife.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s