Perdoe-os, Santiago, são bestas-feras!

Nesta segunda, novo protesto contra o reajuste das passagens de ônibus no RJ, em frente à Central do Brasil - Foto: Agência Brasil
Nesta segunda, novo protesto contra o reajuste das passagens de ônibus no RJ, em frente à Central do Brasil – Foto: Agência Brasil
por Sulamita Esteliam

Santiago Ilídio Andrade, o cinegrafista atingido por um rojão nos protestos contra o reajuste de passagem no Rio, semana passada, não resistiu aos ferimentos. Agora é estrela. Tinha 49 anos e 20 anos de profissão. Deixa mulher e quatro filhos.

Perdoe-os, se puder, Santiago, para descansar em paz. São filhos da estupidez ativa. Travestem cidadania com barbárie, liberdade e democracia com vale-tudo, indignação com iniquidade. São bestas-feras.

O rojão que atingiu Ilídio, enquanto trabalhava, não partiu da PM. Veio de um estudante universitário. Clique para ler na Agência Brasil, em Carta Capital e no Conversa Afiada.

Mas a ação policial, cada vez mais violenta, nos quatro cantos do país, tem o mesmo viés dos pés pelas mãos dos black blocs: a insensatez, a cultura que alia repressão, vingança e permissividade.

O paradoxo é apenas aparente: uma coisa leva à outra, num vice-versa patológico.

Como explicar que pessoas se julguem no direito de acorrentar um menor, nu em pelo, num poste e arrancar-lhe uma orelha!?

Como justificar que tal aberração conte com a indiferença dos passantes, e seja aplaudida por uma jornalista em cadeia nacional, em emissora de TV que é concessão pública – e ambos continuem impunes!?

Na raiz, a ilusão de poder que a violência dá. Alimentada pela leniência – do Estado, da sociedade, da família.

Triste e trágico.

um-dia-qualquer-no-rio


3 comentários sobre “Perdoe-os, Santiago, são bestas-feras!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s