Juventude rural do Nordeste em ação

por Sulamita Esteliam

Banner Juventudes do  - finalOuricuri, no Sertão de Pernambuco recebe, a partir desta terça, 25, até ao sábado, 29, cerca de 120 jovens de vários cantos do Nordeste para troca de experiências sobre o meio rural no Território do Araripe, a convivência com o semiárido e os impactos do agronegócio.

É a Caravana Agroecológica e Cultural das Juventudes do Nordeste – Rumo ao III Encontro Nacional de Agroecologia. O  III ENA acontece de 16 a 19 de maio, em Juazeiro\BA e pretende reunir 2 mil pessoas para apresentar a agroecologia como alternativa concreta ao modelo agrícola hegemônico do agronegócio. O lema é Cuidar da Terra, Alimentar a Saúde, Cultivar o Futuro.

A ideia da caravana é estimular a participação desses jovens em dinâmicas de mobilização social para a promoção da agroecologia. Naturalmente, com viés crítico sobre o modelo de desenvolvimento rural via agronegócio. Informa a Assessoria de Comunicação do Centro de Desenvolvimento Agroecológico Sabiá, do Recife, uma das entidades organizadoras do evento.

No Sertão do Araripe,  muitas famílias agricultoras mostram que é possível conviver com o Semiárido e garantir segurança alimentar retirando o sustento da própria terra. Entretanto, têm que lidar com o assédio do agronegócio, da bovinocultura e com os impactos de grandes obras como a Transnordestina, o polo gesseiro e o Canal do Sertão.

Além do Centro Sabiá, participam da organização da Caravana diversas entidades que trabalham com jovens e reconhecem a importância de eventos dessa natureza. São elas: Rede Ater Nordeste, ANA – Articulação Nacional de Agroecologia, ASA – da Articulação Semiárido, Assema – Associação em Área de Assentamento no Estado do Maranhão, Caatinga – Centro de Assessoria e Apoio aos Trabalhadores e Instituições Não Governamentais Alternativas, Cetra – Centro de Estudos de Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador, ActionAid e Terre des Hommes Schweiz. 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s