por Sulamita Esteliam

Quem acompanha este blogue sabe que esta escriba só assiste a Globo quando o dever profissional a obriga. Não foi o caso de hoje e, por isso, perdi a entrevista com a presidenta Dilma Roussef, candidata à reeleição para a Presidência da República pelo PT. A leitura matinal das notícias pela blogosfera me mostra que eu perdi um espetáculo.
Salva-me a colega Vilma Amaro, de São Paulo, jornalista e integrante da Rede Mulher e Mídia, que assistiu, anotou e perenizou em análise socializada na RMM. Pedi, e ela me autoriza compartilhá-la aqui.
Note que a opinião é semelhante a de outros colegas que estão nas lides da cobertura diária, mas não precisam pagar pedágio para segurar o emprego. Por exemplo, Paulo Henrique Amorim, do Conversa Afiada.
Aí vai, com título da autora, que é também diretora do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo para a região do ABCD:
Brilhante entrevista da presidente Dilma: Míriam Leitão passa vergonha
por Vilma Amaro
A presidente Dilma apareceu hoje no Bom dia Brasil e foi brilhante. Desmentiu os dados de Míriam Leitão, que mostrou, abertamente, que manipula estatísticas para desfavorecer o governo brasileiro. Na comparação com o crescimento da Alemanha, de 0,8%, quis demonstrar que era bem maior e foi desmentida por Dilma.
Nas estatísticas de desemprego de jovens (o Bom Dia, no final, confirmou os dados de Míriam, mas desconheceu o foco das estatísticas, falha apontada pela presidente). O Bom Dia teve que reconhecer ainda que a presidente estava certa quando apontou que o crescimento da Alemanha foi de apenas 0,8% no trimestre. Míriam levantou dado antigo para desfavorecer o governo brasileiro. Caiu de boca no chão.
Segundo Míriam, o desemprego de jovens no Brasil é de 13,5%, mas os dados não incluem os que estudam (por exemplo, em cursos técnicos e não trabalham). Portanto, a estatística de Míriam no Bom dia desconhece esse dado). A presidente Dilma esclareceu que a jornalista confundiu taxa de desemprego com taxa de ocupação, já que ignora os jovens que estudam.
Dilma deu um show e mostrou que Míriam e a Globo manipulam dados. A presidente mostrou memória invejável, respondeu com absoluta capacidade todas as perguntas e não permitiu que a equipe tentasse enrolar e calar sua voz. Repito, deu um show.
Mostrou números invejáveis do governo e os recordes de produção da Petrobrás, apontados por agência internacional. Deixou a Míriam de queixo caído, e bem jururu, por tentar manipular dados.
Sobre a propaganda na TV que critica Marina Silva, destacou ser verdade tudo que está ali colocado: o Banco Central independente vai favorecer taxas de juros e bancos; os subsídios para a agricultura, infraestrutura e Minha Casa Minha Vida tem que ser dados por bancos públicos, mas a Marina disse que vai privatizar ou entregar programas para os bancos privados.
A proposta de Marina é risível porque, como demonstrou Dilma. Os bancos privados cobram 25% de juros anuais para programas desse tipo, e ninguém no mundo poderia pagar isso. Assim, o programa de Marina é ridículo. Foi 10, Dilma foi brilhante e a Míriam, com suas estatísticas parciais e contra o governo, ficou com a cara no chão.
Foi ridículo, ainda, Míriam Leitão dizer que os demais países estão bem e o Brasil está em crise. Dilma demonstrou com números que crise existe é na Europa. A Miriam ficou tão sem graça que,,em certo momento, falou de crise na Europa. Dilma foi rápida no gatilho e respondeu: “Ah, agora você fala de crise na Europa!”
Acho que a Miriam precisa estudar mais antes de levantar dados manipulados. Jornalista desmentida em público é uma tragédia profissional. Foi vergonhoso – para a TV Globo e para a Míriam.
Não sou do PT, mas Dilma é a pessoa mais preparada para continuar governando. Quem puder ver o programa, procure na Globo.com, no Bom Dia Brasil (de hoje) se tiver um tempinho. Belo show de Dilma.
******************
Agrego, pós-publicação: Ouça a íntegra da entrevista da presidenta Dilma Roussef ao Bom Dia Brasil. Está publicada no Muda Mais.
Não voto, mesmo, no PT. Mas, confesso: Dilma foi muito bem. Deixou Miriam Leitão no chinelo. Cheia de dados manipulados, a comentarista da Globo perdeu o rebolado e ficou, apenas, coma cara feia que já é dela mesmo.