Comunicadoras e comunicadores, também, com Dilma

por Sulamita Esteliam

card_combate_a_pobreza_0Transcrevo mais abaixo o Manifesto dos Comunicadores com Dilma, que assinei ontem. Aguardei a inclusão de meu nome para divulgar aqui no blogue, e alhures nas redes sociais. É mais um, e assinarei quantos vierem em apoio à reeleição da presidenta. Aberto a adesões aqui.

Ao contrário do que muita gente pensa, e alardeia, e até recrimina, apoio a reeleição de Dilma Roussef não porque ela é candidatada do PT – apenas. Até porque, tenho severas críticas ao partido, nos últimos tempos – pela perda do liame com suas origens, e não pela hipocrisia moral, refletida a partir do PIG, oposição de fato no Brasil

Apoio pelo conjunto da obra. E teria, no mínimo, 13 boas razões para fazê-lo, mas cito as que para mim são principais: o combate às desigualdades sociais e políticas – pela primeira vez saímos do mapa mundial da fome; o resgate da autoestima de povo – a despeito das recaídas no velho complexo de vira-latas açulado pelas elites -; a recomposição da soberania do país na política externa.

Compartilho, a propósito, o pronunciamento da presidenta Dilma Roussef na abertura da 69ª Assembleia Geral da ONU, na manhã desta quarta-feira, 24:

 

 

Meu apoio é crítico, porém. Não sou cabra cega, muito menos vaca de presépio. Sou cidadã vigilante e exigente. Há muito o que avançar para que nos tornemos um país onde imperem a justiça social, o equilíbrio político com participação popular e o primado dos direitos humanos, o que inclui a reforma política e a democracia na comunicação.

Lembro Franklin Martins, ex-secretário de Comunicação do governo Lula: nada além do que está escrito na nossa Constituição. E isso vale para tudo, inclusive na política de juros.

Para esta reles escriba, que já viveu mais da metade de seu tempo aqui no Planeta, com tudo que há para corrigir, só Dilma, dentre os candidatos, tem condições de fazê-lo; ou melhor, avançar nessa direção. Não podemos nos dar ao luxo de retroceder.

É questão de bom senso. Simples assim.

Ao manifesto, pois:

Manifesto dos #ComunicadoresComDilma

Somos um grupo de comunicadores diversos que apoia a reeleição de Dilma Rousseff para aprofundar o projeto iniciado pelo governo Lula que realiza o mais amplo processo de inclusão social da história do país. Estamos com Dilma porque enxergamos o Brasil que deixou de ser invisível.

Estamos com Dilma pelos 36 milhões de pessoas que saíram da miséria; pela superação da fome estrutural no país; pelos mais de 15 milhões que tiveram acesso à energia elétrica; pelos milhões de famílias que hoje têm acesso à água por meio das 1 milhão de cisternas e canais de integração de rios; pelos 50 milhões de brasileiros beneficiados pelo Mais Médicos; pelos 6,8 milhões de beneficiários do Minha Casa Minha Vida; pelos 42 milhões que ascenderam à classe C; pelos mais de 20 milhões de empregos gerados; pelas menores taxas de desemprego da história; pela valorização contínua do salário mínimo.

Estamos com Dilma pelos 98,3% de crianças e adolescentes entre sete e 14 anos que hoje estão na escola; 43 milhões de crianças e jovens que tem merenda escolar; pelas mais de 400 escolas técnicas; pelos 8 milhões que cursaram o Pronatec; pelos 7,2 milhões universitários; pelas 18 universidades públicas e 173 campi criados; pelas políticas de cotas; pelos mais de 100 mil que vão ao exterior estudar pelo Ciência sem Fronteiras.

Estamos com Dilma pelo papel fundamental do Brasil na construção de um mundo multipolar; fortalecendo nossa parceria com os países “de baixo” e colocando em outro patamar nossas relações com os países “de cima”.

Estamos com Dilma por essas e tantas outras políticas. Por estes e tantos outros números que resumem pessoas, trajetórias e vidas transformadas, revelam aonde nos falta avançar e as contradições a serem superadas. Realidade esta que ainda merece ser contada de maneira justa, porém, é sistematicamente sonegada pelo pessimismo militante imposto por um pequeno grupo de poderosos que aparelha concessões públicas de comunicação em nome de seu projeto elitista de poder. Dessa forma empobrecem o debate público, sufocam a diversidade de opiniões, alienam a produção intelectual de seus trabalhadores e produzem uma caricatura do Brasil, incapaz de reconhecer seus avanços e debater democraticamente suas debilidades.

Também estamos com Dilma porque rechaçamos o retorno do projeto do Estado mínimo e também a chegada do projeto que pretende terceirizar a formulação da política econômica ao capital financeiro, ambos camuflados em candidaturas que, cinicamente, enganam o povo ao dizer ser possível prosseguir com a ampliação das políticas sociais, da distribuição de renda e dos níveis de emprego e salário com suas propostas para a economia e seus ainda “misteriosos” pacotes de “ajuste fiscal” e “choque de gestão”.

Estamos com Dilma porque temos certeza de que a mudança real da política no Brasil está numa reforma estrutural, a Reforma Política, e não na mudança individual ou no discurso de qualquer candidato ou governante. E a presidenta está comprometida com um processo e com um novo sistema político que amplie a participação social, inclua a diversidade do povo brasileiro e acabe com o financiamento privado de campanha, que submete a democracia aos interesses do poder econômico. Estamos com Dilma porque queremos avançar nas políticas de comunicação, com um novo marco regulatório no setor, assegurando liberdade de expressão para todos e todas e democratização da mídia.

Estamos com Dilma porque olhamos para o passado, para o presente e para o futuro. E vemos na candidatura da presidenta Dilma o projeto com mais força para seguir aprofundando a democracia e a inclusão social no Brasil.

Clique para conferir quem assina, e também para assinar

 

************

Postagem revista e atualizada às 18;59: inclusão de frase pós-ponto e vírgula, e antes do ponto que precede a última frase, no penúltimo parágrafo do texto de introdução.

 

 

 

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s