O humor e a mandioca

A presidenta Dilma no lançamento nacional dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, em Brasília-DF - Fotos:Valter Campanato/Ag.Brasil/Pública
A presidenta Dilma Rousseff participa do lançamento nacional da primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (Valter Campanato/Agência Brasil)
por Eneida da Costa – para A Tal Mineira

Durante anos, sábios, os mais sábios da Idade Média e da Renascença discutiam por horas uma questão filosófica e teológica: Jesus ri? Debates acalorados. Uma turma garantia que Jesus ria, sorria, gargalhava. E os outros, porém não menos numerosos, garantiam à exaustão que Jesus não ria, não sorria. Muito menos, gargalhava!

Os adeptos da cara séria de Jesus argumentavam que se se aceitasse que o Filho de Deus se desse a esse desfrute, seria o fim do cristianismo. Que rir, sorrir é coisa dos mais reles mundanos. Dirá gargalhar! Uma infâmia. O Cristo, ah!, a despeito de se apresentar como homem era um deus. Ser altivo e magnífico. Muito acima desse ato primitivo.

Horas e horas foram, e são gastas – gastas, não -, investidas nessa discussão que ainda não terminou e ocupa gente graduadíssima, das mais notórias instituições do ramo, nos quatro cantos do mundo, em todos os continentes.

A turma do yes, Jesus smiles é mais light. Longe da carranca do mau humor, faz um V com os dedos e decreta: amor e sorriso são como queijo com goiabada, Romeu e Julieta. Um não vive sem o outro. Só quem tem compaixão, só quem pratica todas as virtudes eleitas pelo cristianismo sabe sorrir, pode rir e sorrir, defendem com lábios de Mona Lisa.

Saindo das trevas da Idade Média e mergulhando na escuridão do século 21, um google nos conta que pesquisadores, os sábios hodiernos, encontraram nexo causal entre inteligência e a capacidade de rir. E decretam, o riso é tão importante para a nossas vida quanto a inteligência e a criatividade.

Quem tem inteligência elevada e refinada acha mais graça das coisas, da vida, das situações. Essa gente tem QI:). E ri e sorri numa escala incompatível com a de Binet. Muito acima do QI 157 de Santos Dumont. Quem afirma, prova e comprova são os estudiosos da inteligência humana, que, assim como os sorriso do Redentor, também são questionados.

Toda essa prosopopeia é para falar da piada da presidenta Dilma. Ok, ela não é nenhuma one show woman , como seu colega Barack Obama. Dele todos riem. Vestem black tie e pagam uma fortuna por um convite onde o mister president fará umas graças. Os tupiniquins de fraque, barrados no baile, passam mal de rir da piada que não entenderam. É a claque.

Na abertura dos Primeiros Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, um evento lúdico e propício a falas desanuviadas, a presidenta fez troça.”Nós temos a mandioca”, como Carmem – a Miranda, não a de Bizet – disse, yes, nós temos banana.

E, em homenagem à inteligência excepcional das mulheres indígenas, que colhem a mandioca sem arrancar o pé – como, ao contrário, fazem os que não acham graça nenhuma -, sapecou um mulheres sapiens.

Sacou? Aquele diagrama que mostra do macaco ao homo sapiens. Quer que desenhe? Foi isso. Duas piadas. E a bílis derramou.

E dá-lhe o cipó de aroeira no lombo da dona. Quanta ignorância. Quanta ofensa. Quanta indelicadeza. Quanta falta de espírito! O QI do humor no Brasil anda baixo. A capacidade de ler e entender acompanha o índice de azedume. O debate está no CTI, prestes a ter múltipla falência dos órgãos. E junto com ele morre a cada dia um pedaço da democracia.

E pensar que sábios passaram milênios discutindo se o Nazareno – de Nazaré, na Galileia, não de Chico City – sorri, ri, gargalha ou não. Como se diz por aí, nem Jesus!

Ou será só Jesus. Isso vai depender do QI:).

Oportuno parodiar o Messias: bem-aventurados os que têm bom humor. Mas, mais bem-aventurado ainda, aquele que entende uma piada e aquela que faz o outro rir!

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s