Para não quebrar o pote: Zavascki e Janot agem contra os excessos

por Sulamita Esteliam

O A Tal Mineira posta vídeo da Banda Hétera em sua apresentação no Teatro pela Democracia e contra o golpe, na Fundição Progresso, no Rio de Janeiro, há dois dias. Trata-se de uma paródia para Sérgio Moro, a partir da canção País Tropical, de Jorge Ben Jor. O Cafezinho publicou, originalmente, a partir do Youtube. Realmente sensacional! Confira:

 

 

Pois é. Ontem pela manhã, ainda estava na cama quando vi uma mensagem de uma amiga de Brasília, no zap-zap. Havia acordado em total desesperança, pessimista com o crescimento das arbitrariedades, com “o script” do golpe em marcha, que põe em risco nossa democracia engatinhante.

Respondi para ela que não podemos perder a esperança, porque é ela que nos dá força para resistir e seguir em frente.  Disse também que a gente só não pode afrouxar, pois, em minha opinião, o excesso de confiança vai derrotar os golpistas. Ela concordou que “eles vão com muita sede ao pote e, no final…” – … Vão quebrar o pote – completei.

Já começou.

O Brasil que preza a democracia e o Estado de Direito acordou com certo alívio, nesta quarta-feira, antevéspera do feriadão da Semana Santa. Depois do pronunciamento firme da presidenta da República, Dilma Roussef, na manhã de ontem, em defesa da legalidade e da democracia, as peças do xadrez institucional começaram a se mover para salvar o rei: o Estado Democrático de Direito.

Dois motivos contribuíram para tal sensação:

Ministro Teori Zavascki – Fotos capturadas no Jornal GGN

1)  Teori Zavascki, ministro encarregado dos processos relativos à Lava Jato no Supremo Tribunal Federal,  botou freio no juiz Sérgio Moro, o justiceiro de Curitiba. Avocou para o STF as investigações que envolvam o ex-presidente Lula, decretou sigilo para as interceptações resultantes dos grampos que expuseram conversas de Luiz Inácio com a presidenta Dilma e com ministros. Teori criticou duramente a quebra do sigilo presidencial e a divulgação de conversas privativas; deu prazo de 10 dias para que o juiz explique sua decisão. Atendeu à medida cautelar impetrada pela presidenta da República, através da Advogacia Geral da União.

Aqui a íntegra da decisão de Teori Zavaski.

 

O procurador-Geral Rodrigo Janot

2) União e Serenidade é o título da carta que o procurador-Geral da União, Rodrigo Janot encaminhou à sua tropa no Ministério Público Federal, também na terça, 22. Ele critica os excessos cometidos no decorrer da Operação Lava Jato, cita Abraham Linconl e Mandela,  e pede a seus comandados  “temperança, humildade, serenidade, sabedoria e imparcialidade” para lidar com “a crise tão aguda, tão grave nesses dias difíceis” que o país atravessa.  “Seja qual for o governo, o futuro somente será generoso conosco se aceitarmos definitivamente que não existe salvação possível fora das instituições”, escreve. E mais: “É chegada a hora de exercermos, por inteiro, as nossas funções institucionais, influenciando a sociedade pelo bom exemplo e pelo trabalho técnico e sereno. Não podemos permitir que as paixões das ruas encontrem guarida entre as nossas hostes. Somos Ministério Público.”

Clique para ler a íntegra da carta no blog do Marcelo Auler.

Importante registrar que cumprir a lei tornou-se ameaça neste país. Insulados por jornalistas irresponsáveis, como Diego Escoteguy, da Época, e pelo inconsequente Lobão, que se diz artista, que divulgou o endereço de Teori Zavascki, um bando de fascistas ameaçou o ministro e a seu filho, que mora no Rio Grande do Sul.

O ministro da Justiça, Eugênio Aragão, colocou à disposição do STF o reforço da segurança institucional e pessoal de seus ministros. E determinou a investigação das instigações e ameaças aos magistrados. Eis a nota do Ministério.

Sobre Moro, O Cafezinho publica telegrama vazado pelo Wikileaks que mostra “cooperação” do juiz Sérgio Moro com as forças de segurança dos Estados Unidos. Clique para ler.

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s