
por Sulamita Esteliam
Enfim, foi levada ao ar a entrevista que a presidenta legítima, Dilma Rousseff, concedeu ao jornalista e blogueiro Luis Nassif para a TV Brasil, em parceria com a Rede Minas. O direito à informação passa pelaTV Pública.
O Temer bem que tentou vetar, mas caiu na real; seu desgoverno pode muito bem passar sem mais um retrocesso – o da censura. Além do que, o presidente interino é um dos próximos na pauta do programa de entrevistas.
Dilma fala da necessidade de se construir um novo pacto social e político para se gerir o Brasil. Condiciona-o, entretanto, ao restabelecimento da normalidade democrática.
Ou seja, à negativa do impeachment pelo Senado e à indispensável consulta popular ou plebiscito, “única forma de se lavar e enxaguar essa lambança política que se tornou o sistema político no Brasil”.
Descontraída, como tem-se mostrado em suas aparições e falas públicas desde o afastamento pelo processo em curso no Congresso Nacional, ela se reserva o direito, contudo, de não desfiar “o menu” em torno do qual se daria a consulta.
A presidenta afastada não tem dúvidas, porém: “Não há pacto possível sob este governo provisório, que é a expressão, a síntese do Eduardo Cunha”.
Eis o vídeo com a íntegra da entrevista, que recolho da página da TV Brasil no Youtube: