O gigante despertado é um monstro

guilherme-irish_Vini Oliveira p BdF
Publicada originalmente no Brasil de Fato
por Sulamita Esteliam

Inacreditável. O Brasil assistiu nesta quarta-feira, pós-super-lua, a alguns fatos inéditos e/ou contrapostos a escancarar o nível de fissura nas habituais e lendárias cordialidade e passividade brasileiras.

O dia começou com a assustadora notícia de que um pai matou o próprio filho, que ousou contrariá-lo ao participar de ocupações em defesa do ensino público; depois suicidou-se. Deu-se em Goiás, mas poderia ser em qualquer lugar deste país.

Guilherme Alves Neto ou Guilherme Irish, como era conhecido, foi homenageado pelos colegas da Universidade Federal de Goiás que deram seu nome de luta à ocupação.

A cada dia e cada vez mais, o Brasil desconhece o Brasil. Ou o gigante adormecido é um monstro que foi cutucado e despertado em fúria pelo ódio disseminado e manipulado pela mídia venal em conluio com perdedores inconformados, justiceiros seletivos e guardiões omissos?

Aos demais fatos:

1) Em Brasília, manifestantes extremistas de direita invadiram o plenário da Câmara, aos gritos de “viva Sérgio Moro” e “queremos os generais de volta”. A princípio, sem encontrar resistência da polícia legislativa, sempre tão eficiente na repressão a grupos progressistas.

A TV Câmara registrou o momento exato da invasão, no primeiro vídeo  que posto mais abaixo.

Na sequência, o vídeo resultante da transmissão ao vivo, via smartphone, feita pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que é jornalista por profissão, via Facebook.

Ele observa o que passa pela cabeça de todo mundo que assiste ao primeiro vídeo: alguém facilitou o acesso da turba, só pode…  Será que o PIG tão avesso a ocupações, consegue descobrir o que e quem estão por trás dos invasores?

Interessante a postura valente da mulher que exibe a tão querida e venerada bandeira de Pernambuco, orgulho da terra dos altos coqueiros. Nem só de revolucionários são feitos os leões do Norte.

Estão aí Mendonça Filho, Raul Jugman,Fernando Bezerra e Bruno Araújo e outros menos votados que não nos deixam mentir.

Depois do espetáculo, os policiais legislativos receberam o auxílio dos federais, convocados pela presidência da Casa, para conter e retirar os invasores. Consta que foram conhecer a sede da PF, sob risco de indiciamento pela famigerada Lei de Segurança Nacional, que ainda vigora.

 

 

 

2) No Rio de Janeiro, dois PMs do Batalhão de Choque se recusaram a reprimir a manifestação dos servidores públicos estaduais, em protesto contra corte de gastos e direitos pelo governo estadual. Bandearam para o lado dos colegas, e estão em prisão administrativa por desobediência ao comando.

A atitude reduziu a violência contra os manifestantes, muitos deles policiais. O coletivo Mídia Ninja observa em reportagem, com propriedade, que se tal sensibilidade e capacidade de negociação fosse além do umbigo, a barbárie contra os movimentos sociais e protestos amplos seria minimizada.

Contudo, é interessante acompanhar o pensamento sagaz do Fernando Brito, no Tijolaço, que do seu posto local de observação, antecipou o confronto, conectando-o com a prisão de Anthony Garotinho, ex-governador, por corrupção eleitoral. Mais aqui.

 

3) À noite, estudantes tentaram barrar o acesso a mais um convescote no Palácio da Alvorada. Lá, o mordomo usa o dinheiro do contribuinte para mais um regabofe.

Senadores da República se refestelam e se comprometem com a necessidade de jogar o Brasil de vez no fundo do poço. O prato servido é o lombo do povo.

Cabe ao Senado aprovar em definitivo a PEC 55, ex-241, anunciada como dique aos gastos públicos, que é o nome fantasia para investimentos sociais. As fotos são do Mídia Ninja.

Postagem revista e atualizada dia 17.11.2016, às 19:13: inclusão dos nomes de políticos pernambucanos que apoiaram o golpe parlamentar-jurídico-midiático, travestido de impeachment da presidenta legitimamente eleita,Dilma Roussef.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s