por Sulamita Esteliam
Um grupo de pessoas da Geração 70, a minha geração, que lutou contra a ditadura militar e pelas liberdades democráticas, e quer ver o Brasil se reerguer do buraco escuro em que se meteu, torna público seu apoio à candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República.
Nesta noite de 4 de agosto, o manifesto nessa direção foi lido na abertura de debate sobre A Campanha de Lula e os Desafios da Democracia, em concorrido encontro na Casa Matrix, espaço cultural instalado na Casa dos Jornalistas de Minas, no chamado Centro Nobre de Beagá.
A “troca de ideias” contou com a provocação da cientista política Magda Neves e do professor e pesquisador da UFMG, Juarez Guimarães.
De lá me chegam notícias de que o evento foi um sucesso, cumprindo o objetivo de “motivar a gente dispersa” para a necessária militância.
Casa lotada. Dentre as dezenas de presentes, o sobrinho da ex-presidenta Dilma e o ex-secretário de Direitos Humanos do primeiro governo Lula, ex-deputado Nilmário Miranda, que é candidato a voltar à Câmara pelo PT.
A amiga Cândida Emília Lemos, jornalista e mestra em História, me enviou o documento, que naturalmente tem o meu apoio. Pedi e ela me fez a gentileza de enviar as fotos do evento.
*******
Postagem revista e atualizada em 05.08.2022, às 16h49: exclusão do link para a a íntegra do manifesto, porque estava corrompido. O documento está publicado em meio ao texto, como imagem.