Carta aos brasileiros e brasileiras: Estado de Direito sempre!’

por Sulamita Esteliam

Neste 11 de agosto, nas Arcadas da Faculdade de Direito da USP, no Largo do São Francisco, em São paulo, será lida a nova Carta às Brasileiras e aos Brasileiros – Estado Democrático de Direito! No momento em que finalizo esta postagem, às 21h45, conta-se 889 mil 209 adesões.

Haverá leitura simultânea da carta em todas as capitais. No Recife acontece em frente à Faculdade de Direito, na Boa Vista. Paralelamente, mobilizações em defesa da democracia e por eleições livres acontecem em diferentes capitais do país. Aqui, por exemplo, a convocação é para a Rua da Aurora, em frente ao Ginásio Pernambucano, a partir das 15h.

Em Belo Horizonte, Minas Gerais, há dois eventos em horários distintos: pela manhã, às 10h, mulheres se reúnem no Sindicato dos Jornalistas para a leitura da Carta; à tarde, na Praça Afonso Arinos, o povo se reúne em frente à Faculdade de Direito, a partir das 17h .

Devo dizer que Euzinha também assinei a Carta – depois que a presidenta Dilma Rousseff o fez. Se ela, que é vítima dos interesses que movem os termos da Democracia possível, é capaz de enxergar o bem maior, apesar de, não sou eu que vou na contramão.

Ainda que com olhar crítico, explicitado em artigo recente neste blogue.

As faces da demoracia à brasileira

O texto faz a defesa da democracia e do sistema eleitoral, do Estado Democrático de Direito. A leitura da carta está prevista para as 11h30. Antes, porém, às 10h tem sessão solene no salão nobre.

Artistas de diferentes gerações gravaram um vídeo com o texto da Carta, que é inspirada na Carta de 1977, importante marco contrário ao regime militar. O manifesto do século passado foi escrito e lido pelo mestre Goffredo da Silva Telles Jr., no Pátio das Arcadas do Largo São Francisco.

Fernanda Montenegro, Chico Buarque, Maria Bethânia, Caetano Veloso, Milton Nascimento, Daniela Mercury, mas também Anita e Juliete, dentre dezenas de ícones do mundo artístico brasileiro gazem em vídeo a leitura da Carta:

Clique para assinar a carta você também.

Acesse a transmissão da solenidade pelo canal da Faculdade de Direito da USP no Youtube

*******

Postagem revista e atualizada dia 11.08.2022, à 1h13m para agrefar informação.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s