Lula pede ‘leveza” a comunicadores de esquerda: ‘Usem a alma, o coração…’

por Sulamita Esteliam

Nesta terça-feira, 13, Lula se encontrou virtualmente com a rede de comunicadores da esquerda, e pediu leveza e empatia nesta reta final para enfrentar os robôs e as mentiras da campanha adversária, e ganhar votos em nome da esperança de reconstruir o Brasil.

 “É o momento de colocar a alma para trabalhar e o coração para falar, para que a gente, sem ódio, sem fazer nenhuma provocação nem o jogo rasteiro dos nossos adversários, elevando o nível político da campanha, a gente possa dedicar esse tempo que falta para a gente ganhar essas eleições”

Lembrou que é setembro, e resgatou a frase do poeta Neruda, usada na campanha de 1989 e no discurso em São Bernardo, antes de apresentar-se à Polícia Federal, quando determinaram sua prisão em Curitiba, onde ficoupor 580 dias. Bom não esquecer que o julgamento viciado que o condenou sem provas, foi devidamente anulado, bem como todos os processos judiciais contra ele:

“O início da primavera é perfeito para nos lembrarmos de que os poderosos podem tentar matar uma, duas ou três rosas, mas não conseguirão deter a chegada da primavera.”

Diante da clara possibilidade de vencer a eleição no primeiro turno, o foco da comunicação é o voto útil.

“Vamos falar diretamente à mulher, diretamente ao homem, falar dos problemas que eles estão sofrendo. Neste instante, nossa candidatura representa a esperança”.

A última pesquisa divulgada, Ipec, divulgada na segundona, traz Lula com 51% dos votos válidos, descontados brancos e nulos; é o que vale na contagem, afinal. Cresceu ao atingir 46% das intenções estimuladas, enquanto o Coisa-ruim se desespera, pois empacou nos 31%. Os outros são os outros.

 “É preciso acreditarmos que é possível a gente vencer as eleições no primeiro turno. Tem gente que tem vergonha, ‘ah, não vamos falar em ganhar no primeiro turno porque parece soberba’. Mas, se tem candidato com 1% acreditando que vai ganhar, eu que tenho 46% tenho de acreditar que é possível, nesses próximos 20 dias, conquistar os votos que faltam. Sem desprezo a ninguém.” 

Aí está o vídeo com a íntegra da fala de Lula:

É uma rede de comunicação de peso: são de 7.866 pessoas listadas no Brasil inteiro. Ao vivo, 400 desses profissionais ouviram o ex-presidente-candidato e se manifestaram sobre a estratégia de campanha.

Provocados por Edinho Silva, prefeito de Araraquara e um dos coordenadores da campanha petista. Convocacos pelo Centro de Estudos de Mídia Barão de Itararé e pelo Fórum 21.

Jornalistas e que tais que trabalham no PT e nos partidos que apoiam a candidatura Lula-Alckmin – PT, PSB, PCdoB, PV, Psol, Rede, Solidariedade, PROS, Avante e Agir; e também nos movimentos sociais, sindicatos e ainda profissionais independentes que apoiam a candidatura presidencial.

Nem todos se inscreveram, a exemplo de Euzinha, editora e faz-tudo neste blogue A Tal Mineira, que nasceu e se mantém vermelho, graças à consciência cidadã.

É que estou em semana de avó, cuidando da neta de 4 anos para que a mãe participe de convenção profissional, justamente em São Paulo.

Missão impossível interagir em tempo real, e justo na parte da manhã quando a demanda é maior: café, tarefa de casa, brincadeiras, banho, almoço… enfim, escola. É tranquilo e prazeroso, pois longe de mãe e pai, criança não dá problema, mas requer atenção total.

Francamente, não sei como a mãe dela consegue trabalhar à distância com a pequena nos calcanhares!

Pero, vamos em frente, sem medo de ser feliz.

*******

Fontes requisitadas:

PT Brasil

Revista Fórum

DCM

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s