Natal sem fome do MST

por Sulamita Esteliam

Vi-me obrigada a tirar duas semanas de férias no último mês do ano: questões absolutamente pessoais, mas também de logística.

Enquanto não se restabelecem as condições gerais de temperatura e pressão, como dizia um antigo amigo, estarei aqui sempre que possível. Conto com sua compreensão.

Segue matéria importante sobre o imperativo de atenuar o flagelo da fome, neste Natal, tarefa assumida com zelo pelo MST em tido o Brasil.

Enquanto o novo governo, sob o comando de Lula, não assume as rédeas do país e trace políticas públicas que recoloque comida na mesa de todo o povo brasileiro.

da página do MST

Até o próximo dia 10 de janeiro de 2023, o MST promove doações de alimentos por todo o Brasil, e várias outras iniciativas de solidariedade por meio da Campanha Natal Sem Fome e Solidário.

A iniciativa faz parte do Plano Nacional “Cultivando a Solidariedade Sem Terra”, que desde 2020 já distribuiu pelo menos 8,2 mil toneladas de alimentos e mais de 2,3 milhões de marmitas para famílias em situação de fome e insegurança alimentar.

Apesar do fim deste ano de 2022 estar marcado por lutas históricas da classe trabalhadora, com a vitória de Lula à presidência; o rastro de destruição deixado pelo Governo Bolsonaro levou mais de 33,1 milhões de pessoas a viverem em situação de fome, e deixou 58,7% da população em alguma condição de insegurança alimentar (Rede PENSSAN 2022) – ou seja, mais da metade dos lares brasileiros não têm alimentos suficientes para suas famílias.

A dirigente ainda conta que faz parte da cultura política das famílias Sem Terra cultivar não só alimentos, mas também a solidariedade de classe, valor que integra princípios  organizativos do MST.

“É por isso que a campanha continua sendo necessária, para que essas famílias possam ter um Natal digno, com pelo menos um de seus direitos fundamentais garantidos, com acesso à alimentação, que deveria ser garantida a todas e todos”, afirma Kelli Mafort, coordenadora nacional do MST.

Com isso, mais uma vez este ano, o Movimento se mobiliza para a Jornada Solidária do Natal Sem Fome, onde espera doar pelo menos 100 toneladas de alimentos até o final da campanha, beneficiando milhares de famílias nas periferias urbanas e rurais do país

Você pode contribuir

As ações solidárias serão realizadas pelo MST, com pontos de apoio de arrecadações nas sedes da Rede de Armazéns do Campo.

As arrecadações de recursos contam com o apoio do conjunto da sociedade, para contribuir podem ser enviados aportes financeiros para as campanhas estaduais divulgadas nas redes sociais do MST, ou enviando aportes diretamente para:

  • Chave pix: campanha@institutocultivar.org.br 
  • Instituto Nacional para o Desenvolvimento Social e Cultural do Campo (CNPJ: 11.586.301/0001-65)

Dados bancários: Caixa Econômica Federal Conta 2260-1 Agência 1231

Fotos: Jaine Amorin

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s