Recife bota o bloco na rua: é Dilma lá!

Por Sulamita Esteliam
 

Governador, senadores e deputados eleitos pela aliança e João Paulo: força na mobilização da militância e da população recifense. Foto PT PE

Demorou, mas a coordenação da campanha Dilma Presidente botou o bloco na rua, lindamente, no Recife, na sexta-feira.  A caminhada pelo centro da capital reuniu cerca de 30 mil pessoas, segundo a Polícia Militar. E olha que sem a presença da candidata do PT – prova da força do governo Lula no Estado e das lideranças regionais do PT e do governador reeleito, Eduardo  Campos.

O último domingo antes da eleição também será dia de grande mobilização. Uma carreata, Olinda/Recife, animada por 20 carros de som. Concentração às 10h em Frente à Fábrica Tacaruna. A saída está prevista para o meio dia, com o seguinte percurso: Avenida Agamenon Magalhães, Avenida Domingos Ferreira, Pracinha de Boa Viagem e Avenida Boa Viagem. Mais de 20 carros de som vão animar o evento.

*******************************************

Estou em Maragogi, como convidada do Encontro da Rede Mulheres em Comunicação, promovido pelo Centro de Mulheres do Cabo, com apoio da Fundação Ford. Por isso, não participei da caminhada no Recife.

Transcrevo a matéria postada no sítio do PT Pernambuco sobre a cobertura do evento de sexta-feira:

22.10.2010 Caminhada histórica para Dilma no Centro do Recife

Mais de 30 mil pessoas atenderam ao chamado da campanha de Dilma em Pernambuco e lotaram a Avenida Conde da Boa Vista nesta tarde (22), transformando o ato numa das maiores caminhadas já realizadas no Centro do Recife. Além da militância com bandeiras, faixas e cartazes bem-humorados, diversos grupos culturais animaram o percurso como Caboclinho 7 Fechas, a Escola de Samba Galeria do Ritmo e bloco olindense Eu Acho é Pouco.

Dezenas de carros de som foram espalhados pelo percurso de 3 quilômetros, saindo da Praça Osvaldo Cruz até o Largo do Carmo. O carro abre-alas trazia o Governador Eduardo Campos, o vice João Lyra, os senadores eleitos Armando Monteiro e Humberto Costa, o coordenador da Campanha no Estado, João Paulo, o prefeito em exercício do Recife, Milton Coelho, a deputada federal Ana Arraes, o presidente da Assembléia, Guilherme Uchoa, e o suplente de senador, Joaquim Francisco. Parlamentares com mandato e eleitos no último dia 3 também compareceram, além de prefeitos, vereadores e presidentes de partidos.

Outro destaque da manifestação foi a forte presença dos movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União da Juventude Socialista (UJS), além de grupos de Mulheres, Juventude, Esporte e Lazer, Pessoas com Deficiência, entre outros. Parlamentares com mandato e eleitos no último dia 3 também compareceram, além de prefeitos e vereadores.

A caminhada encerrou com um comício no Largo do Carmo. O primeiro a falar foi o coordenador da Campanha no Estado, João Paulo, que pediu à militância para continuar nas ruas até a vitória. “Vamos dar uma vitória arrasadora a Dilma em Pernambuco. É uma forma de agradecermos ao presidente Lula por tudo que ele fez pelo nosso Estado e pelo Brasil”, afirmou.

O senador eleito Humberto Costa disse que com o governo Lula o povo adquiriu o direito de sonhar, viver com dignidade e se orgulhar de ser brasileiro. Já Armando Monteiro destacou o patrimônio político construído nesses oito anos. “Temos que preservá-lo para que o país continue avançando”. O prefeito em exercício Milton Coelho alertou a militância para a campanha difamatória da oposição. “Nossa tarefa não acaba hoje. Temos 11 dias pela frente de muita responsabilidade e compromisso”.

Último a discursar, o governador Eduardo Campos afirmou que é preciso seguir adiante com o projeto que pode dar ao Brasil o destino de uma nação livre. “Esse projeto hoje é representado por uma mulher corajosa, guerreira, que conhece o Brasil e está preparada para governá-lo”, observou.

Caruaru – O coordenador da Campanha de Dilma em Pernambuco confirmou que Dilma Rousseff chega a Caruaru às 15h30 da terça-feira (25), para participar de uma carreata pela cidade. Ele informou que o percurso do evento está sendo discutido com prefeito José Queiroz. João Paulo ainda disse que a candidata deverá deixar o estado no mesmo dia.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s