Nicolelis fala nesta quinta, em Natal

por Sulamita Esteliam
"Os Arcos da Escola Lygia Maria do Campus do Cérebro de Macaíba", escreve Nicolelis na legenda da foto postada no Twitter esta tarde

A Aasdap – Associação Alberto Santos Dumont de Apoio à Pesquisa, que administra o IINN – Instituto Internacional de Neurociência de Natal e a UFRN realizam, na quinta-feira, coletiva de imprensa para botar os pingos nos is das notícias publicadas em torno de um suposto racha entre as instituições, matéria publicada pela Folha SP. Às 13:30, na e Escola Lygia Maria do Campus do Cérebo, em Macaíba, no entorno da capital. Aqui, na postagem anterior do blogue.

No Twitter, Miguel Nicolelis, o neurocientista precursor do trabalho, diz que, além de mostrarem o que a parceria entre as duas instituições tem feito pelo país, é “oportunidade de contar a minha versão dessa lamentável demonstração de futilidade e jornalismo de porta de cadeia”. Ele adianta que vai “falar tudo que precisa ser dito”.

*************************************

Na tarde de hoje a reitora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Ângela Paiva, em entrevista, garantiu que “não há cisão entre as instituições, apenas algumas divergências entre os pesquisadores.”

A reitoria também divulgou Nota de Esclarecimento, assinada pela reitora, na qual a UFRN “reafirma o seu compromisso de manter a parceria com o INN-ELS/AASDAP iniciada há oito anos e esclarece que não existe nenhum conflito institucional, senão algumas divergências pessoais de pesquisadores” Clique para saber mais.

*****************************************

A Aadasp também divulgou nota de esclarecimento. Li no Blog do Nassif, via Twitter. Não encontrei o original no sítio do IINN, mas transcrevo a que o colega Luiz Nassif postou.

Nota de esclarecimento, AASDAP

A Associação Alberto Santos-Dumont para Apoio à Pesquisa (AASDAP), gestora do Instituto Internacional de Neurociências de Natal Edmond e Lily Safra (IINN-ELS) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) continuam trabalhando em conjunto, visando concretizar o plano de criação do Campus do Cérebro em Macaíba. Ambas as partes não só mantém a parceria, como pretendem ampliá-la. O fato de haver ajustes administrativos não significa cisão.

Em relação ao grupo de pesquisadores da UFRN que está encerrando sua colaboração com os Centros de Pesquisa da AASDAP, nada impede que trabalhemos juntos no futuro.

A missão do IINN-ELS, de usar a ciência como agente de transformação social do nosso país, continua sendo cumprida, como atestam os mais de 1000 jovens atendidos em seus dois Centros de Educação Científica e os 12000 atendimentos anuais do Centro de Saúde Anita Garibaldi.

Os pesquisadores da equipe do IINN-ELS e seus colaboradores no Brasil, Estados Unidos e Europa mantém o cumprimento de sua missão científica.

São Paulo, 26 de julho de 2011
AASDAP

Um comentário

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s