Maracatu, música e cinema em Olinda

por Sulamita Esteliam

É bom se agendar: da sexta, 29 de julho a 11 de setembro próximo, quem gosta de Olinda tem, pelo menos, três motivos a mais para visitar e curtir a cidade-Monumento Cultural da Humanidade: as comemorações do Dia Estadual do Maracatu, celebrado em 1º de Agosto,  O Festival Mimo de Cinema de 02 a 07 de setembro e a Mostra Internacional de Música Mimo, 05 de a 11 de setembro – que se estende à irmã Recife e à vizinha João Pessoa/PB.

O Dia do Maracatu será comemorado no Palácio Municipal, a partir das 18 horas do dia 1º, com apresentação das nações de maracatus, que depois ganham o sítio histórico, enchendo as ruas do som, característico e irresistível, das alfaias. Antes, dia 29, a partir das 16 horas, há oficinas e rodas de diálogo sobre o ritmo e a cultura herdados dos ancestrais africanos, no auditório da Faculdades Integradas Barros Melo/Aeso -Rua de São Bento, 200. Clique para saber mais.

***************************************

O adro da Igreja da Sé se transforma em cinema durante o festival - Foto: http://www.mimo.art.br

O Festival de Mimo de Cinema se entrelaça com a Mostra de Música e reflete tal combinação. A programação é dedicada à temática, seja como foco principal seja como fio condutor da narrativa. Não há competição e as apresentações são gratuitas, feitas em telões ao ar livre, montados em frente às igrejas de Olinda ou em tenda armada no Mercado da Ribeira. Tudo de graça.

As inscrições para exibição de filmes já estão encerradas. Na programação: Panorama Brasil, Ciclo de Cinema Mudo, Zona Subterrânea da Musica. Em 2010 foram apresentados 28 trabalhos. Em breve serão abertas as inscrições para a parte educativa: workshops, palestras e debates sobre o tema musica e cinematografia.

****************************************

Gotan Project se apresenta dia 08.09 - Facebook/mimo

Na Mostra Internacional de Música, as Igrejas históricas de Olinda, Recife e João Pessoa abrem as portas e a acústica privilegiada para concertos de diferentes estilos. É um verdadeiro abraço musical aos admiradores da música instrumental – do erudito ao popular.

Reúne virtuoses do Brasil e do mundo em cerca de 30 concertos diários, além das oficinas da Etapa Educativa conciliada com o Festival de Cinema -veja como foi o ano passado.

A página do evento no Facebook adianta uma das atrações internacionais: o Gotan Project, que levará o eletrotango para o palco do Pátio do Carmo, dia 08.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s