Natal de tradições e virada do ano com samba no Recife

por Sulamita Esteliam
Baile do Menino Deus revive as tradições - Foto: divulgação

Quem, como eu, não assistiu ao Baile do Menino Deus, ano passado, vai ter que esperar mais um pouco, um ano pelo menos. É pena, mas este ano o auto de Natal escrito por Ronaldo Correia de Brito e Francisco Assis Lima, com músicas de Antônio Madureira, não faz parte da programação do Ciclo de Natal do Recife. Embora as celebrações mantenham as tradições culturais da região.

É um dos mais belos espetáculos de teatro e folguedos populares que já tive oportunidade de ver, creio que em 2006. É apresentado desde 1983, ganhando outros estados e algumas adaptações por outros grupos, como o mineiro Galpão.

Opõe-se ao Natal comercializado, que se baseia no imaginário natalino europeu, de papais-noeis, renas e trenós – completamente deslocado da nossa realidade tropical. O musical leva ao palco figuras típicas da cultura popular nordestina, como o Mateus, o Jaraguá, o bumba meu boi, ou os caboclinhos, o reisado, no melhor das tradições regionais. Saiba mais aqui.

Compartilho com vocês a versão apresentada em 2009, no Marco Zero, Recife Antigo:

****************************************

As festividades do Ciclo Natalino este ano, realizado pela Prefeitura do Recife, concentram-se no Pátio de São Pedro, centro, e Praça do Arsenal, ao invés do Marco Zero, no Recife Antigo; além do Sítio da Trindade, Zona Norte, como sempre. Acontecem às sextas, sábados e domingos, à partir das 18 horas. No Arsenal, a partir de quinta, dentro do Viva o Recife. Clique para conhecer a programação – aqui e aqui.

A programação do Reveillon também sofre modificações: o palco do Pólo Boa Viagem se desloca das imediações do Edifício Portugal para o espaço entre o 1º Jardim e o Pina, quase junto às quadras de tênis. Zeca Pagodinho é a atração principal da noite, e faz a virada, que contempla 15 minutos de queima de fogos. Tomara, mesmo, que caprichem, pois ano passado foi decepcionante.

Del Rey e Mundo Livre SA abrem a noite, a partir das 21 horas. A Orquestra da Bom do Hemetério, com regência do Maestro Forró , e outras atrações garantem a continuidade da festa em 2012.

Tem festa, também, no Morro da Conceição, Zona Norte, e no Ibura, Zona Sul. Os detalhes aqui.

***************************************

Revisto e atualizado em 20.12.2011, ás 13:32, hora do Recife

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s