O Brasil não é quintal d’el Rey

por Sulamita Esteliam
Imagem capturada na rede

Demorou. A atitude do governo brasileiro em exigir reciprocidade da Espanha para que seus súditos-cidadãos entrem no Brasil devia ter sido tomada há tempos. Faz anos que brasileiros, sobretudo brasileiras, são tratados feito bichos pela imigração espanhola – com arrogância que lhes é peculiar e a xenofobia galopante de quem se acha, apesar de ter o chão a fugir-lhes aos pés, com a crise a aperta-lhes a ferradura – ou talvez, também, por isso. Fato é que isso aqui, ôô, não é mais quintal d’el Rey nem de sinhô ou sinhá, falem o idioma que falarem.

Erperneie quem quiser, pouco se nos dá. É reciprocidade, diferente de retaliação. Ah, como é bom ver enterrado o complexo de vira-latas! Por mais que uns e outros, na mídia sobretudo, insistam em ressuscitá-lo.

A gota d’água para que o Itamarati se movesse foi o encarceramento por três dias no aeroporto de Barajas, com posterior repatriação, há coisa de uma semana, de uma senhora de 77 anos. Ela tentava visitar a neta, que reside na Espanha. Tornou a São Paulo humilhada, aos prantos. Traumatizada, ao ponto de engavetar o sonho de conhecer terras ibéricas: “Nunca mais.”

Há coisa de um ano, este blogue publicou história semelhante, acontecida com a catarinense Denise Severo, coordenadora pedagógica do projeto Vidas Paralelas, do Ministério da Cultura. E cobrou do Itamarati resposta à altura do vilipêndio – aqui.

Recupero o assunto a partir de provocação de Marcos Martinelli, que deixou comentário na postagem deste blogue acima referida. E sugeriu a leitura do grande e provecto jornalista, Mauro Santayana, sobre a xenofobia espanhola e o princípio da reciprocidade. São três matérias de fôlego, que você pode ler aqui, aqui e aqui.

*****************************************

Revisto e atualizado às 22:46.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s