Poemas de outono e inverno, de Beto Vianna

por Sulamita Esteliam
Imagem capturada na rede

Há dias, o amigo mineiro Beto Vianna, companheiro das páginas do Cometa Itabirano, deixou um convite no Facebook para lançamento de seu primeiro livro de poesias. Ando meio enrolada com o calendário, mas ainda é tempo: é nesta terça, 17 – quando minha Gabi-Gabriela faz aniversário – às 18:30, nos jardins internos do Palácio das Artes, em Beagá. Com leitura de poemas por Thiago de Mello, o Poeta das Florestas, e homenagem a Pablo Neruda; um luxo só.

Pedi detalhes para postar no blogue, e transcrevo o texto que Beto me enviou. Afinal, ninguém melhor do que o próprio autor para descrever sua obra. (Na postagem original escrevi: “pena que não tenha a capa do livro para mostrar para vocês”. Mas já tenho, encontrei-a no convite postado na página do poeta no FB – tome, distraída!):

Dia 17 de abril lanço o meu primeiro livro de poesia: Quarenta poemas de outono inverno e um canto para Ariel, no projeto Terças Poéticas, nos Jardins Internos do Palácios das Artes, em Belo Horizonte.

O livro reúne 40 poemas escritos no outono e no inverno de 2011, selecionados a partir de cerca de duzentos daquele período, e um poema para minha querida filha Ariel. O ritmo está marcado pelo amor de uma mulher, mas os poemas não se esgotam no amor romântico, dando voltas naquelas coisas todas, grandes e pequenas, que fazem de um relacionamento aquilo que ele é. Tábata Morelo ilustrou o livro com suas aquarelas e a apresentação é de Thiago de Mello, o poeta da floresta que conheci na minha infância em Lisboa. 

O lançamento – com leituras tradicionais e perfomances de música e dança – terá a participação do poeta Wilmar Silva, curador do Terças Poéticas, da bailarina de flamenco Renata Barbosa e de Thiago de Mello. Faremos uma homenagem a Pablo Neruda, que foi amigo e tradutor de Thiago.

Ficha do livro: Vianna, Beto. Quarenta poemas de outono inverno e um canto para Ariel. Belo Horizonte, Anome Livros, 2012. 104 ps.

***************************************

Revista e atualizada às 11:33)


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s