De computador e romances em tempos idosos

por Sulamita Esteliam

Ontem, meu computador resolveu tirar o dia de folga, justo no Dia Mundial do Idoso, que se comemora em 1º de outubro. Não houve procedimento que o convencesse a encarar a labuta vespertina e noturna. Celebrou à sua maneira.

Aproveitei a deixa para também celebrar, eu que caminho sem pressa, mas sem pejo, para a tal da boa idade. A despeito do avanço inexorável das marcas sobre a pele, a pontuar o tempo no espelho, gosto de pensar as rugas como marcas de amor nos lençóis… são testemunhos de vida.

Madame FlaubertSim, antecipei minha ida para a cama. Por favor, não se apressem em conclusões. Deitei-me em companhia do romance Madame Flaubert, do colega blogueiro Antonio Mello.

Gostei da ironia do título e o encomendei à Publisher, do também blogueiro Renato Rovai, por via postal – eletrônica e regular. Paguei trinta reais, incluindo frete, e recebi em menos de cinco dias, em plena greve dos trabalhadores dos Correios. Isso é que é eficiência.

Trama instigante, em estilo e ritmo elétricos, a envolver escritores e/ou roteiristas de novelas e personagens da política, da TV e botequins. Todos mais ou menos frustrados com a trajetória de suas vidas ou o (des)aproveitamento de seus supostos talentos.

Passa-se no Rio da era Collor, ele próprio assinalado, em narrativa que traduz a superficialidade de uma época e de um meio. A  exemplo de Madame Bovary, de Gustave Flaubert, ponto de partida ou inspiração.

Gostei do que li até agora, e já estou quase no fim das 191 páginas. Recomendo.

***************************************

PS: Volto para registrar o encantamento de Giuliano Gemma, uma das minhas paixões cinematográficas na adolescência – o outro era o Alain Delon. Gemma se foi de acidente de carro, nos arredores de Roma, aos 75 anos. Notícia capturada no Twitter.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s