Um caso de amor com o Recife

por Sulamita Esteliam
dicionario_recife_0Que pena que eu não estava no Recife na última sexta para o lançamento do novo livro do amigo Urariano Mota, na Livraria Cultura: Dicionário Amoroso do Recife, editora Casarão do Verbo, ilustrado por Leonardo Filho. Disponível também pela internet.

Aliás, impressionante o ritmo de produção do colega escritor e jornalista. Há menos de um ano, estive na mesma livraria para noite de autógrafo de seu último romance – aqui no blogue.

O Dicionário Amoroso do Recife “é fruto de um escritor que ama a cidade acima de tudo”, segundo o texto de divulgação que me chega, via Ruy Sarinho, pelo correio eletrônico. Infelizmente, ontem não pude chegar ao computador para divulgar o evento.

“De A a Z, o livro é um passeio pelas Igrejas, pela primeira Sinagoga das Américas, pelos terreiros, pelos mercados públicos, pelo elogio emocionante dos heróis do povo da cidade. Um dicionário da humanidade pernambucana. (…) Da encantadora gente do Recife.”

“(…) É obra de toda uma vida na cidade, um lugar possuidor de visco e modo de ser que acompanhou e acompanha o autor sempre”. Ele, Urariano, filho de Água Fria, bairro popular da Zona Norte da Cidade.

O livro integra uma série de guias das cidades-sedes da Copa do Mundo, escrito por filhos de cada Macondo. O Dicionário Amoroso do Recife é o terceiro. O primeiro foi Porto Alegre, escrito pelo premiado escritor Altair Cunha e ilustrado por Rodrigo Cambará. O de Salvador, lançado também este mês, na pena de João Filho, com arte de Caius Marcellus.

O rol de autores/cidades inclui: Márcio Renato dos Santos (Curitiba), Ignácio de Loyola Brandão (São Paulo), Álvaro Costa e Silva (Rio de Janeiro), Lúcio Botelho (Belo Horizonte), Diógenes Cunha Lima (Natal), Tércia Montenegro (Fortaleza), Nicolas Behr (Brasília), Tenório Telles (Manaus) e Lorenzo Falcão (Cuiabá).

A inspiração vem do Dicionário Amoroso da França, lançado em 2008 pelo escritor francês, Denis Tillinac – mais aqui.


Um comentário sobre “Um caso de amor com o Recife

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s