Em homenagem aos Povos Ciganos

por Sulamita Esteliam

Esta terça foi um dia daqueles. Não cabeça nem tempo para escrever algo que preste. Por isso, cedo o espaço para minha amiga mineira, Bernadete Lage, paladina da causa do Povo Cigano, cujo dia é celebrado, internacionalmente, neste 08 de abril.

Ela  mais do que ninguém tem a palavra, o conhecimento e o comprometimento na medida certa para falar com propriedade. Capturei o texto na página Direitos Humanos e Etnias, que Bernadete mantém no Facebook.

Não pedi permissão para reproduzi-lo, entretanto; sei que ela – a quem, finalmente, pude abraçar e conversar, olho no olho, em minha passagem por Belo Horizonte – não fará restrições.  Transcrevo, pois – também a foto pescada no mesmo lago:

Baxtalo Dives Romalem
Baxtalo Dives Romalem

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

08 ABRIL – DIA INTERNACIONAL DOS POVOS CIGANOS

Queremos, nesse dia, demonstrar nossa gratidão a todos Eles que nos permitiram descobrir o avassalador exercício de sofrimento, no limite da resistência humana, em sua caminhada de séculos pela Terra. Gratidão pelos olhares ternos com que aceitaram nossa humilde oferta de luta, na busca de amenizar essa dor brutal do despertencimento, forjado a ferro e fogo – tudo às claras, sem pudor, do raiar da Aurora ao negrume da Noite.

Devastadora produção de uma parcela da sociedade planetária, incapaz de se colocar no lugar do outro, de medir as consequências de se excluir seu Conterrâneo, seu Contemporâneo, seu Igual, seu Par.

E nesse Dia Sagrado, nós, Facebook: Direitos Humanos Etnias e a pág. Direitos Humanos Etnia Cigana, além de TODOS OS COMPANHEIROS DE LUTA que a nós se juntaram, apresentamos nossos sinceros pedidos de desculpas, humildes desculpas, pela iniquidade humana, pela frieza dos que se manifestam Racistas, Preconceituosos e Insensíveis, humilhando e expulsando famílias, sem perceber o amanhecer de um novo tempo de Paz e Fraternidade.

Para vocês, Povos Ciganos do Mundo, nosso Coração Aberto, nossa
Alma em Comunhão.

Bernadete Lage – Edição do Facebook Direitos Humanos Etnias


Um comentário sobre “Em homenagem aos Povos Ciganos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s