Aecim, a mídia e o telhado de vidro

por Sulamita Esteliam

charge-bessinha_oh-minas-geraisHá pouco tempo, uma leitora deixou comentário em meu perfil no FB, a respeito de postagem aqui no blogue, pedindo que esta escriba denunciasse “os desmandos” do 1º Neto no governo de Minas. Disse que os mineiros contavam com o A Tal Mineira, uma vez que os funcionários públicos, sobretudo os professores, “vivem aterrorizados” e a imprensa convencional nativa “é amordaçada”.

Digo que o blogue não se furta ao papel de também veicular denúncias, desde que se sustente em documentos.

Entretanto, recomendo aos conterrâneos – aqueles que se incomodam com o silêncio conveniente e o pensamento único atordoante – acompanhar as publicações do sítio Minas Sem Censura. Trata-se do bloco de oposição ao governo na Assembleia Legislativa. Lá costuma ser publicado o que não se lê nos jornais mineiros.

Neste domingo, recebi pelo telefone um vídeo da entrevista do agora pré-candidato tucano à vaga da presidenta Dilma Roussef, e senador por Minas Gerais, no programa Roda Viva, da TV Cultura, há uma semana. O trecho em que um jornalista resolve quebrar o clima de bola levantada, que hoje predomina no programa ancorado por Augusto Nunes, blogueiro da Óia!.

Fernando Barros Silva, da Revista Piauí, ousa perguntar a Aécio se ele é usuário de cocaína. É cuidadoso na elaboração da pergunta, fundamentando-a como uma preocupação, inclusive, de correligionários do candidato.

Note que o 1º Neto acusa a estocada e parte para o ataque, sem deixar de insinuar sobre a capacidade profissional do jornalista. Note também que o blogueiro da Óia! fica na maior saia justa, e tenta interromper o colega, mais de uma vez.

Confira na reprodução abaixo, a publicada no Youtube:

 

 

Quem não está comigo, está contra mim. E o “submundo” somos nós, a blogosfera que não se ajoelha, os blogueiros “sujos”, conforme nos definiu o ex-eterno-candidato, José Serra, na campanha de 2006.

A propósito, o colega Renato Rovai, editor da Revista Fórum, escreve em seu blogue sobre a reação do pré-candidato tucano. E aproveita para resgatar um documentário,  que fala sobre as relações entre Aécio Neves, TV Globo e Estado de Minas, sobretudo.

O filme é produzido para a Current TV e foi exibido nos EUA e na Inglaterra. Parte de outro documentário, feito por estudante de Jornalismo sobre como o governo de Minas, desde Aécio Neves, via 1ª Neta ou 1ª Irmã, Andréa Neves, mantêm a imprensa mineira sob censura.

Aliás, ambos são proprietários de meios de comunicação na terrinha.

O documentário Liberdade, essa Palavra é um trabalho de fim de curso de Jornalismo da Universidade Federal de Minas Gerais. Apresentado em 2004, teve repercussão nacional, via internet.

O A Tal Mineira publicou a íntegra do vídeo em fevereiro de 2012, junto com entrevista à presidenta do Sindicato dos Jornalistas de Minas, Eneida Costa, que entrega o cargo ao sucessor por ela indicado e eleito pela categoria, agora dia 11. O assunto censura ao trabalho dos coleguinhas foi tema central  da entrevista – aqui.

No filme da Current TV, a narrativa é sustentada com entrevistas a estudiosos mineiros, como o cientista político, Fernando Massote, dentre outros. Explicita o controle tucano sobre a imprensa mineira e nacional.

Bom para desemprenhar os ouvidos e clarear as ideias:

 

É o tal negócio, se aperta demais, vaza entre os dedos, prega um ditado popular.

Tem mais sobre censura nas Alterosas aqui.

 

*****************

PS:postagem revista e atualizada em 10.05.2014, à 00:11 h: correção de concordância e repetição de palavras nos parágrafos 10 e 12.


2 comentários sobre “Aecim, a mídia e o telhado de vidro

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s