Cordel e música para Maria da Penha, mulher brasileira

por Sulamita Esteliam

Lei Maria da Penha _ mais forteQuem caça acha, diz o velho ditado popular. Pois bem, procurei, e encontrei, no Youtube um cordel que explicasse em poesia o que é a Lei Maria da Penha. Quem sabe assim, leitores e leitoras deste blogue fiquem menos incomodados/as com a temática, e voltem a frequentá-lo com mais gosto.

E tinha que vir do Ceará. A Lei Maria da Penha em Cordel é poesia do cantor, repentista e arte educador cearense Tião Simpatia  – e prestem atenção, que o nome é literal.  Explica os principais artigos da da Lei Maria da Penha com uma linguagem de fácil entendimento e de forma ilustrada.

O cordel integra o DVD Mulher de Lei é produzido com a  parceria do IMP – Instituto Maria da Penha  e a Cepam – Coodenadoria de Políticas Públicas para a Mulher do Ceará.

Projeto idealizado por Tião Simpatia e Naná Jucá, tem animação de Meg Banhos e produção musical de Jr Finnis. Naná também faz a produção executiva.

O DVD Mulher de Lei reúne todo o material produzido por Tião Simpatia desde a sanção da Lei 11.340, em 07 de agosto de 2005. Foi gravado ao vivo no teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, capital do Ceará.

São 13 faixas, com legendas em Português, Espanhol e Inglês. Reúnem música, cordel, poesia e repente. O material serve como ferramenta de trabalho de Grupos de Mulheres, Centros de Referência, Escolas, ONG’s e Empresas que já trabalham a questão de gênero em seus departamentos.

Como podem constatar, é meu costume cumprir com o anunciado. Encerro, pois, e poética e musicalmente, porque hoje ainda é sexta, e como é do estilo deste blogue, a semana de postagens sobre a Lei Maria da Penha – aqui, aqui, aqui e aqui.

Cremos, o A Tal Mineira e Euzinha que o pilota e escreve, que é preciso celebrar uma lei que veio para ficar, em guarida das mulheres, da família, da sociedade. E a bem da humanidade.

Afinal, a violência doméstica, com qualquer outro tipo de violência, não nos cabe nem nos serve.

Printado do vídeo postado no Youtube.com
Printado do vídeo postado no Youtube.com

 

Eis o cordel e uma homenagem supimpa à mulher brasileira, faixas distintas do DVD Mulher de Lei, que pode ser adquirido no sítio do autor: www.tiaosimpatia.com/. Bom fim de semana.

 

Lei Maria da Penha em Cordel

 

Mulher Brasileira

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s