O SIM à Constituinte Exclusiva tem 97% dos votos em rede

por Sulamita Esteliam

apuraçãointernetLula com a camisa do plebiscito_ Muda maisVocê ouviu falar sobre os resultados do Plebiscito Constituinte fora das redes sociais? Euzinha também não. O silêncio tem sido retumbante. Pois saibam todos que 1 milhão 691 mil e 006 pessoas votaram SIM pela Constituinte Exclusiva para Mudar o Sistema Político do país. Exatamente 96,9% das 1 milhão 744 mil e 872 pessoas, que usaram internet para participar do plebiscito popular. Apenas 3,1% ou 53 mil 866 votantes se posicionaram contra.

O voto presencial nos cinco cantos do país ainda está sendo apurado. O resultado final será divulgado no próximo dia 24, em coletiva de imprensa, em São Paulo. 

Todavia, os organizadores comemoram, e com razão. “O maior resultado deste plebiscito popular não será medido em números. É ter conquistado corações e mentes da juventude”, em particular. Mas não somente.

A votação se deu durante a Semana da Pátria, de 01 a 07 de setembro, sendo que o voto online pôde ser dado até a noite da segunda-feiram 08. A pergunta respondida: Você é a favor da Constituinte Exclusiva para mudar o sistema político do Brasil?

O  lançamento se deu em 15 de novembro do ano passado, em Brasília. Desde então, o processo traduziu uma força-tarefa que envolveu 450 organizações dos movimentos sociais e 1800 comitês populares em todos os estados da federação, mais o Distrito Federal, e 40 mil urnas espalhadas Brasil afora.

“Com o trabalho de todos estes ativistas, nossa Campanha pela “Constituinte Já” ocupou as ruas, as praças, escolas, fábricas, universidades, paróquias, povoados, assentamentos rurais, sindicatos, e na era da internet, também ocupamos as redes sociais, com fotos, memes, hashtags e muita criatividade”, diz Comunicado da Secretaria Operativa Nacional publicado no sítio da campanha, ainda na semana passada.

A nota, na verdade, é uma carta aberta de agradecimento aos brasileiros e brasileiras que atenderam ao chamado do Plebiscito pela Constituinte Exclusiva, já. E também aos milhares de ativistas e voluntários que o tornaram possível:

“Envolvemos artistas, intelectuais, lideranças sindicais e populares. Pressionamos os candidatos às eleições a se posicionarem sobre o tema, especialmente os presidenciáveis. Conseguimos ampla repercussão. Apesar do “muro de silêncio”, propositalmente montado pela grande mídia, o que só reforça a nossa posição pela democratização dos meios de comunicação no Brasil”, emenda.

Há um equívoco usar a expressão “grande” para uma imprensa que não cumpre seu papel social de bem informar. Mídia comercial, convencional, conservadora e venal, isso sim.

Esta reles blogueira foi convidada pela organização do Plebiscito em Pernambuco para atuar na equipe da campanha, mas não pode aceitar, devido a problemas pessoais. Contudo, está muito feliz em ter contribuído, minimamente, na divulgação de uma causa que é vital para nosso país. Confira as postagens ao pé da página.

***************

Postagem revista e atualizada dia 19.09.2014, às 9:02: substituição do penúltimo parágrafo, que estava repetitivo.

 

 

 

 


Um comentário sobre “O SIM à Constituinte Exclusiva tem 97% dos votos em rede

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s