Dilma, blogueiros e a Lei dos Meios

Dilma recebe blogueiros/as para entrevista  no Palácio do Planalto - Ichiro Guerra/Fotos Públicas
Dilma recebe blogueiros/as para entrevista no Palácio do Planalto – Ichiro Guerra/Fotos Públicas
por Sulamita Esteliam

Não estive entre blogueiros e blogueiras que entrevistaram Dilma Roussef na tarde desta sexta-feira. Aliás, soube ontem à noite, através do Blog do Rovai. Mas fico contente que a presidenta tenha aberto a agenda para atender representantes da blogosfera progressista, ou blogueiros “sujos”,  a exemplo do que fez o então presidente Lula, em 2010.

Tive que dar atenção a algumas questões pessoais, e por isso não pude acompanhar, como fiz há coisa de quatro anos, a transmissão ao vivo da entrevista, acessível em diferentes blogues. Portanto, transcrevo o que traduz o Conversa Afiada, que fez o dever de casa direitinho, embora também não tenha estado em Brasília.

Destaque para a afirmação, pela primeira vez da boca da própria Dilma, de que “a regulação econômica” dos meios de comunicação é pauta do segundo mandato. A cumprir, aliás, o que manda a Constituição Federal, em seus artigos 220 a 224.  Para a presidenta, o Brasil está maduro para a Lei dos Meios.

Participaram da entrevista, além de Renato Rovai, editor da Revista Fórum e diretor da Altercom; Altamiro Borges, do Blog do Miro e do Centro de Mídia Alternativa Barão de Itararé, nosso ninho ; Conceição Lemes, do Vi o Mundo; Conceição , do Maria Frô, Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania; Kiko Nogueira, do Diário do Centro do Mundo – todos de São Paulo; Miguel do Rosário, de O Cafezinho, Rio de Janeiro; e Paulo Moreira Leite, do Brasil 247/Brasília.

Agrego, pós-publicação, o vídeo com a íntegra da entrevista, a partir do MudaMais/Youtube:

 

 

Eis o que anota o Conversa Afiada, através do seu editor Alisson Matos:

 

Dilma não quer mais o monopólio da Globo

O Brasil está maduro para uma Ley de Medios

"Eu acredito (a regulamentação dos meios de comunicação) é um tema do meu segundo governo"
“Eu acredito (a regulamentação dos meios de comunicação) é um tema do meu segundo governo”

 

Em entrevista a blogueiros sujos,  Dilma defendeu o cumprimento da Constituição Federal de 1988 em relação à regulamentação dos meios de comunicação no Brasil. Para ela, há uma demanda pela regulação do setor. “A Constituição diz que os meios de comunicação não podem ser objetos de monopólio e oligopólio. Eu acredito que a regulação tem uma base, que é a base econômica. Acho que é um ganho da sociedade a liberdade de expressão, e vocês, blogueiros, representam isso”, afirmou nesta sexta-feira (26), ao ser questionada por Miro Borges, do Blog do Miro. E continuou: “Todo mundo percebe que é um setor que tem que ser regulado”.

“Não é que eu não fiz nada. Ninguém regulou até hoje, mas está maduro para fazermos isso (a regulamentação.). Fica claro que as pessoas demandam”, ressaltou a Presidenta para quem, o Brasil, neste quesito, tem algumas vantagens diante a  outras democracias. “No Brasil tenta confundir regulação econômica com controle de conteúdo. Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Não há bolivarianismo nisso. O país tem uma vantagem: temos uma ótima Constituição, que é moderna”.

Dilma ainda citou características do país para justificar a intenção. Aqui, existem duas coisas na regionalização: diversidade regional e cultural. “Além disso, a mídia é um grande negócio. Se for oligopolizada, ela não dará conta da diversidade cultural que temos”, ressaltou a petista, para completar: “É um setor como qualquer outro, tem que ser regulado.”

A Presidenta mencionou exemplos de outros países que enfrentaram o problema. “Regulou-se nos Estados Unidos e voltou a concentrar, por isso é preciso sempre estar atento. Eu acredito que esse é um dos temas do meu segundo governo”, finalizou Dilma sobre o tema.

Na sabatina, ela afirmou que o Brasil não pode vê-la como vítima nesse período eleitoral. Ela, sem citá-la, se referia à candidata adversária Marina Silva (PSB). “Não posso dar ao Brasil demonstração de que sou vítima. Tem pessoa que gosta de aparecer como vítima. Eu não gosto”, respondeu ao ser indagada sobre a eleição deste ano. “Eleição é briga de posições, é contrapor posição”.

Clique para ler mais – também aqui.

 

***************

Postagem reedidada em 27.09.2014. às 15:35 horas: inclusão do vídeo com a íntegra da entrevista da presidenta Dilma Roussef aos blogueiros e blogueiras “sujos/as”.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s