Loucos/as como o Batman, é Carnaval!

por Sulamita Esteliam
Imagem capturada no s comentários de postagem no FB/EneidaCosta
Imagem capturada no s comentários de postagem no FB/EneidaCosta

Sei que você gosta mais quando falo de política ou encaro uma polêmica comportamental ao paladar do Batman (kkkk… desculpe-me, mas esta vai em homenagem à Babih, minha caçula; a turma dela tem uma expressão: “Louco/a como o Batman…!” Pense numa frase que cabe tudo, e mais alguma coisa…

Mas, pelo amor, é Carnaval!

E daí que acabamos de chegar do Antigo – Euzinha e meu dileto companheiro, Júlio. Ele foi dormir. A outra, aqui, veio cumprir o dever relegado ao prazer de Momo.

Passei os últimos dois dias no “barracão” doméstico de Carnaval. Cortei aqui, ajustei ali, refiz acolá.  Inventei novas fantasias. Em épocas como tais, cometo na máquina de costura, também – herança da dona Dirce, mami encantada.  Sempre há o álibi, se algo sai mais ou menos troncho: ora, é Carnaval!

Então, desliguei a máquina no fim da tarde, com tarefa inacabada. Recorremos ao armário, misturamos com o baú, e lá fomos conferir a abertura oficial do Carnaval do Recife. Há dois anos não chegamos lá, na sexta-feira amorosa.

Agora, como antes, chegamos mais tarde. Mas ao tempo do desfile das 11 nações de Maracatu, regidas por Naná Vasconcelos. Vimos três, desta feita, dentre eles o Encanto do Pina, de Brasília Teimosa, Zona Sul do Recife;  e o Aurora Africana, da vizinha Jaboatão dos Guararapes.

Cito os dois, por que gosto muito da energia da batida de ambos. Além  do que, o Encanto é um maracatu regido por uma mulher, a mestra Joana. Pode crer que o machismo alcança os territórios ancestrais da cultura – ô , se… e a despeito das Orixás!

Ê, parrê, Iansã-Oiá! Odôiá, Iemanjá! Proteção.

Só vimos Naná Vasconcelos ao longe, e no final, e meio que de perfil. Pergunto se estou cega ou mudaram a configuração do palco do Marco Zero –  a encarar o camarote do boteco turístico?  Ruim para quem é pequeno/a feito a escriba reclamona. Ou ninguém notou, ou poucos notaram a diferença, ou Euzinha é que estou ficando velha e implicante, …!? Ou todas as alternativas anteriores?

E a Moeda, entregue à própria sorte, findos os ensaios de Naná – o maior percussionista do mundo – e à bonomia empreendorística. De repente, a Globo local tem vaga na pauta e volta lá. E aí, ao invés de opção cultural e de lazer, tome polícia! Em pleno Carnaval, como se há de…!?

Pausa, antes de finalizar: adorei ouvir e rever, mesmo que ao longe ou no telão, o maestro Spok, homenageado, e seus convidados: Geraldo Azevedo  e Banda de Pau e Corda: Fagner – completamente fora do script Carnaval Recife, mas com o vozeirão de sempre.  E mais os da terra, Josildo Sá, incendiário; Maciel Melo, charme meloso. E ainda, Elba Ramalho, eternamente Elba. Dentre outros.

E aí, pós, batemos em retirada, por que sábado é dia de conferir a energia do Carnaval de Olinda. Enquanto troa o Galo da Madrugada, da manhã e da tarde no Recife.

Não vou me alongar. A ideia era incluir algumas fotos da noite. Mas, algo não funcionou: não consegui baixar do meu cel, e a remessa por outros meios tipo bluthoof e email, também não.

É Carnaval!

Deixo com vocês com o Maestro Spok, um dos homenageados do Carnaval do Recife. Duas versões que encontrei no YouTube:

1) Frevo-jazz:

 

 

2) Frevo-abafa, no palco – Vassourinha (de Matias e Joana Batista Ramos, 1909; composta para o Clube de Frevo Vassourinhas), que não tem letra , mas ganhou várias,

 

 

Aproveite o Carnaval. Divirta-se, cuide-se e ao colega do lado.

Bom Carnaval! A gente se encontra na quarta-feira de Cinzas.

Evoé!

****************

PS: Meu revisor de plantão, o companheiro, me alerta, e faço correções variadas, às 19:41, hora do Recife, deste sábado, 14/02/2015: erros de digitação em diferentes parágrafos; acabei por acrescentar e/ou suprimir um termo ou outro em parágrafos distintos. Sem alterar a essência da postagem original, entretanto.

 

 

 


Um comentário sobre “Loucos/as como o Batman, é Carnaval!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s